Em relação aos sentidos do texto III, julgue (C ou E) o ite...

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Q3104953 Português
Texto III


    Afinal, os homens nascem iguais, apenas sem uma definição completa da natureza.

  Em Rousseau, por exemplo, com a noção do “bom selvagem”, essa ideia estará absolutamente presente.

   A alteridade desses “novos homens” transformada em modelo lógico se contrapunha à experiência ocidental. Como concluía Rousseau sobre a origem da desigualdade entre os homens, “se há uma bondade original da natureza humana, a evolução social corrompeu-a”.

  O famoso filósofo da Ilustração encontrava um modelo ideal nesse “outro” tão distante do “nós, ocidentais”, e o elegia como moralmente superior. No entanto, ao conformar esse quadro antitético, Rousseau de certa forma se afastava da Ilustração, já que refletia sobre um progresso às avessas.

   Mas, se a visão idílica de Rousseau foi a mais fecunda, é impossível deixar de falar das vertentes mais negativas de interpretação. As imagens que detratam o Novo Mundo se intensificaram, simetricamente correspondentes ao maior conhecimento e colonização desses novos territórios. É o momento em que se passa da projeção da inocência à inata maldade do selvagem.

   Esse debate — que opunha o modelo igualitário da Ilustração às doutrinas raciais — faz parte, no entanto, de um problema mais remoto, sobre as origens da humanidade.

    De um lado, a visão monogenista, dominante até meados do século XIX; de outro, a partir de então, a hipótese poligenista, que se transformava em uma alternativa plausível. Partiam os seus autores da crença na existência de vários centros de criação, que corresponderiam, por sua vez, às diferenças raciais observadas.

Lilia Moritz Schwarcz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 45-48 (com adaptações).

Em relação aos sentidos do texto III, julgue (C ou E) o item a seguir.



No segundo período do quinto parágrafo, o advérbio “simetricamente” transmite a ideia de que, quanto maior o conhecimento sobre os povos colonizados, mais se confirma a tese do bom selvagem.

Alternativas

Comentários

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O trecho do texto transmite ideia oposta.

"As imagens que detratam o Novo Mundo se intensificaram, simetricamente correspondentes ao maior conhecimento e colonização desses novos territórios."

A frase indica que, quanto mais se conhecia e colonizava o Novo Mundo, mais se criavam imagens negativas (detratoras) sobre os povos nativos.

O advérbio "simetricamente" expressa uma correspondência direta entre o aumento do conhecimento e a intensificação das representações negativas.

Isso contraria a noção do "bom selvagem" defendida por Rousseau, que via o homem natural como inocente e puro antes do contato com a civilização.

Alternativa Errada

O quinto parágrafo diz:

"Mas, se a visão idílica de Rousseau foi a mais fecunda, é impossível deixar de falar das vertentes mais negativas de interpretação. As imagens que detratam o Novo Mundo se intensificaram, simetricamente correspondentes ao maior conhecimento e colonização desses novos territórios. É o momento em que se passa da projeção da inocência à inata maldade do selvagem."

O advérbio "simetricamente" indica uma relação de proporcionalidade inversa, não de confirmação da tese do bom selvagem. O texto afirma que, à medida que o conhecimento e a colonização dos novos territórios aumentavam, as imagens negativas sobre esses povos também se intensificavam. Ou seja, quanto mais se conhecia e colonizava, menos se via o "bom selvagem" e mais se difundia a ideia da "inata maldade do selvagem".

Portanto, a relação é de proporcionalidade inversa entre o conhecimento e a imagem positiva, e não de confirmação. O advérbio "simetricamente" neste contexto significa que o aumento do conhecimento e da colonização correspondia a um aumento proporcional das imagens negativas, e não a uma confirmação da ideia do bom selvagem.

Bons estudos!

Errado

No texto, o advérbio "simetricamente" no contexto do segundo período do quinto parágrafo ("As imagens que detratam o Novo Mundo se intensificaram, simetricamente correspondentes ao maior conhecimento e colonização desses novos territórios.") sugere que, à medida que o conhecimento sobre os povos colonizados aumentava, também crescia a intensidade das imagens ou visões negativas sobre eles. Isso se opõe à ideia de confirmação da tese do "bom selvagem" de Rousseau, que propõe uma visão positiva e moralmente superior dos povos não ocidentais. Portanto, "simetricamente" aqui indica uma relação direta entre o aumento do conhecimento e a intensificação de imagens negativas, não a confirmação da bondade inata do selvagem.

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