No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170121 História
No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Revolução de 1930 é um marco histórico de grande significado para o Brasil, pois propiciou uma transformação significativa no campo político e social no país. Diferente de uma simples ruptura política (alternativa A), ela se caracterizou pela transição para uma gradual transformação na legislação social, que se tornou um dos pilares da Era Vargas.

Essa transformação não deve ser confundida com a inauguração de liberdades civis plenas e uma ampla abertura no campo da comunicação e da propaganda (alternativa C), pois, embora tenha havido avanços, muitos aspectos dessas liberdades ainda estavam em desenvolvimento.

Além disso, é importante destacar que a Revolução de 1930 não representou um retrocesso para o processo de industrialização do país (alternativa D). Pelo contrário, ela criou condições para a modernização e o fortalecimento da indústria nacional.

Assim, a alternativa mais acertada é a B, que destaca a transição para uma gradual transformação no campo da legislação social, um processo que se tornou uma característica marcante durante a gestão de Getúlio Vargas, sendo um dos legados mais relevantes desse período histórico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito - b.

Em 1929, as lideranças de São Paulo deram fim  a aliança com os mineiros, conhecida como “política do café-com-leite”, e recomendaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em contrapartida, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.
Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República, eleição esta, que deu a vitória ao candidato governista, o então presidente do estado de São Paulo Júlio Prestes. No entanto, Prestes não tomou posse, em razão do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.
Getúlio Vargas então, assume a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha e da início as primeiras formas de legislação social e de estímulo ao desenvolvimento industrial.

muito lindo este lugar que vc foi ae na foto

Como um golpe de estado pode ser considerado "gradual transformação no campo da legislação social"????

Era uma república oligarquica. Com o golpe de 1930 houve uma ruptura da estrutura política que era encabeçada pelos estados de SP, MG e RJ.

Eu não sei o que tem de errado na alternativa "a".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo