É incorreto dizer que a Revolução de 1930:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930369 História
É incorreto dizer que a Revolução de 1930:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Questão: Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a alternativa B, pois afirma que a Revolução de 1930 pôs fim à ditadura militar no Brasil, o que não é verdade.

A Revolução de 1930 foi, de fato, um movimento armado (alternativa A), liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul (alternativa C). Este movimento culminou com um golpe de estado (alternativa D) que depôs o então Presidente Washington Luís, impedindo também a posse do presidente eleito Júlio Prestes (alternativa E).

Para compreender o erro na alternativa B, é importante saber que a ditadura militar no Brasil ocorreu décadas mais tarde, entre 1964 e 1985. Portanto, a Revolução de 1930 não teve relação com o fim desse período ditatorial.

A Revolução de 1930 é marcada por ser um divisor de águas na história política brasileira, pois interrompeu a chamada República Velha ou Primeira República, dando início ao Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas, uma figura central na política brasileira do século XX.

Conclusão: Portanto, a alternativa correta, que indica a afirmação incorreta sobre a Revolução de 1930, é a alternativa B, que erroneamente conecta o fim da ditadura militar no Brasil a esse evento histórico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

A letra b está errada, pois até 1930 o Brasil viveu o período da República Velha, não havia ditadura militar. 

a Revolução de 1930:

a)foi um movimento armado; Correto

c)foi liderada pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul; Correto

 d)culminou com um golpe de estado que depôs o Presidente da República Washington Luís; Correto

 e)impediu a posse do Presidente eleito Júlio Prestes. Correto

Complementando:


A revolução de 30 se deu pela indignação de Getúlio Vargas (representante do estado de Minas Gerais) e seus apoiadores com o resultado fraudulento das eleições de 1929, onde foi eleito Júlio Prestes (sucessor de Washington Luiz e representantes de São Paulo). Getúlio e os estados da Aliança Liberal recebem o apoio de 10 estados brasileiros e, com os exércitos estaduais, marcham até o Rio de Janeiro e depõem Washington Luiz, impedindo a posse de Júlio Prestes.


Bons estudos.


O Regime Militar no Brasil se iniciou em 64.

''A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais e que resultou em um golpe de Estado, o Golpe de 1930.

O Golpe derrubou o então presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e colocou fim à República Velha.

Em 1929, as lideranças de São Paulo deram fim a aliança com os mineiros, conhecida como “política do café-com-leite”, e recomendaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em contrapartida, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República, eleição esta, que deu a vitória ao candidato governista, o então presidente do estado de São Paulo Júlio Prestes. No entanto, Prestes não tomou posse, em razão do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

Getúlio Vargas então, assume a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha e da início as primeiras formas de legislação social e de estímulo ao desenvolvimento industrial.''

gab B PMBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo