A lei em questão distinguiu as aplicações em imóveis ora com...
decorrentes, julgue os itens de 92 a 96.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que envolve a Lei n.º 4.320/1964, que trata da legislação financeira e orçamentária no Brasil. Essa questão aborda a distinção entre investimentos e inversões financeiras no contexto das aplicações em imóveis.
Alternativa Correta: C (Certo)
A Lei n.º 4.320/1964 estabelece classificações importantes para o orçamento público, entre elas, diferenciações específicas no que diz respeito a aplicações em imóveis. A questão destaca duas situações distintas: a construção de imóveis e a aquisição de imóveis já existentes.
1. **Construção de imóveis**: Quando o governo investe na construção de novos imóveis, considera-se isso como um investimento. Esse tipo de aplicação contribui diretamente para o incremento do Produto Interno Bruto (PIB), pois gera novos bens e serviços, promove a geração de empregos e movimenta a economia.
2. **Aquisição de imóveis já concluídos**: Esta é classificada como uma inversão financeira. Trata-se de uma mera transferência de propriedade de um bem já existente, não resultando em novos produtos ou serviços para a economia. Portanto, não gera impacto direto no PIB.
Assim, a alternativa "C" (Certo) está correta, pois a questão descreve adequadamente a distinção entre investimentos e inversões financeiras conforme a Lei n.º 4.320/1964.
Alternativa "E" (Errado): Esta estaria incorreta porque, se afirmasse que a aquisição de imóveis já existentes fosse considerada um investimento, estaria contrariando a classificação orçamentária estabelecida pela Lei. Tal aquisição não contribui para o aumento do PIB, visto que não se está criando novos bens ou serviços.
Para resolver questões como essa, é fundamental compreender bem os conceitos de investimentos e inversões financeiras no âmbito da legislação orçamentária. Recomendamos estudar as definições e exemplos práticos do impacto econômico de cada tipo de aplicação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a Lei 4320/64, no seu art 12,
§ 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de emprêsas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
§ 5º Classificam-se como Inversões Financeiras as dotações destinadas a:
I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização;
II - aquisição de títulos representativos do capital de emprêsas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;
III - constituição ou aumento do capital de entidades ou emprêsas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
CORRETA
A diferenciação básica de INVESTIMENTO para INVERSÃO FINANCEIRA é que o primeiro gera incremento no PIB.
Exemplo: CONSTRUÇÃO DE ESCOLA
Vai gerar serviços, rendas, aumentando assim o PIB
Já no caso de o governo comprar uma escola privada e transformá-la em pública, é simplesmente uma INVERSÃO FINANCEIRA, em nada coopera para o aumento do PIB
Investimentos: as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro. A concretização do objeto agrega valor ao capital investido. Ex: Adm. pública compra um prédio para executar obra. Em teoria, o valor da obra pública concluída é maior que o capital utilizado para comprar o prédio.
Inversões Financeiras: as dotações destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização (imóveis usados); aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros. Simples transformação do capital e transferência de titularidade, sem agregar valor. Ex: Adm. pública compra um imóvel já usado. O que ocorre aqui é apenas uma transferência de propriedade, sem nenhum ganho de capital ou acréscimo ao PIB brasileiro.
Bons estudos
GABARITO: CERTO
A inversão financeira é a despesa de capital que, ao contrário de investimentos, não gera serviços e incremento ao PIB.Por exemplo, a
aquisição de um prédio já pronto para a instalação de um serviço público é inversão financeira, pois se mudou a estrutura de propriedade do bem, mas não a composição do PIB.
Já investimentos são as despesas de capital que geram serviços e, em consequência, acréscimos ao PIB. Por exemplo, a construção de um novo edifício é um investimento, pois, além de gerar serviços, provoca incremento no PIB.
Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos
INVERSÃO FINANCEIRA-> IMÓVEL JÁ CONCLUÍDO E EM UTILIZAÇÃO, NÃO ACRESCENTA O PIB.
INVESTIMENTO-> CONSTRUÇÃO DE UM IMÓVEL, ACRESCENTA O PIB.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo