Assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861591 Enfermagem
Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A apresentação do Diabetes Mellitus tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. O termo “tipo 1" indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina. Na maioria dos casos, a hiperglicemia é acentuada, evoluindo rapidamente para cetoacidose, especialmente na presença de infecção ou outra forma de estresse. Assim, o traço clínico que mais define o tipo 1 é a tendência à hiperglicemia grave e cetoacidose.

O Diabetes Mellitus tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM tipo 2. No entanto, com a epidemia de obesidade atingindo crianças, observa-se um aumento na incidência de diabetes em jovens, até mesmo em crianças e adolescentes.

Gabarito do Professor: Letra E

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E. O Diabetes Mellitus tipo I é uma doença autoimune que resulta na destruição das células beta pancreáticas responsáveis pela produção de insulina. Assim, há uma deficiência absoluta de insulina no corpo. Esse tipo de diabetes tem uma tendência à cetoacidose, que é uma complicação grave que pode ocorrer quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados e o corpo começa a quebrar gordura para obter energia. A cetoacidose pode levar à desidratação, desequilíbrio eletrolítico, coma e até a morte se não tratada adequadamente. É importante lembrar que o Diabetes Mellitus tipo II é uma doença diferente, que geralmente resulta de uma combinação de resistência à insulina e deficiência relativa de secreção de insulina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo