A influência das novas tecnologias na linguagem da comunicaç...
A influência das novas tecnologias na linguagem da comunicação é inegável.
Sobre a comunicação linguística no correio eletrônico, a
observação inadequada é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) Com base na definição apresentada no manual, o e-mail "Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública". Sendo assim, e a partir também do conhecimento acerca de tal ferramenta, é possível inferir que a comunicação, através do e-mail, é quase que instantânea com qualquer parte do mundo. Portanto, verificamos que esta alternativa está correta.
b) O e-mail é uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens a várias pessoas ou a um grupo, através da criação de listas de distribuição. Nesse sentido, identificamos que a afirmação deste item está correta.
c) O e-mail possibilita ao usuário obter uma resposta rápida, conforme já discutido na letra A, e também utilizar a função "encaminhar", que é enviar a mensagem de e-mail recebida para outros destinatários que não estavam na lista de remetentes ou em cópia na mensagem. Desse modo, constatamos que esta alternativa está correta.
d) Conforme o Manual de Redação explica, "Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial". Assim, infere-se que o e-mail, quando utilizado em comunicação de caráter público, deve ser sempre formal e, portanto, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
e) O anexo é um recurso que permite que qualquer arquivo (documento, imagem, texto, vídeo, etc) enviado ao destinatário seja incorporado a uma mensagem de correio eletrônico. Sendo assim, identificamos que esta alternativa está correta.
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O erro não está na segunda parte e sim na primeira.
d) sendo comunicação de caráter público, deve-se prescindir da informalidade;
O erro está em dizer que correio eletrônico (e-mail) é de carater público, claro que não. O conteúdo de e-mails são estritamente particular.
A segunda parte está correta, deve-se prescindir de informalidade. Sim, é preciso dispensar a informalidade, ou seja, precisamos usar de formalidade em e-mails oficiais.
Gabarito letra d)
Bons estudos galera ..
"permite comunicação quase instantânea, se o outro usuário está conectado, com qualquer parte do mundo";
Considerei errada essa alternativa, pois, como é sabido, e-mail é uma forma de comunicação assíncrona, ou seja, independe da conexão simultânea do outro interlocutor para se comunicar. Como a alternativa incluiu esse detalhe, julgo ela também incorreta e, por isso, passível de anulação a questão.
Mauro Zuim não está errada, pois a premissa é para que seja instantânea, se o outro usuário não estiver conectado não é instatânea ou quase, a comunicaçao existirá, mas sem conexão não se torna "ao vivo".
Achei estranho:
permite comunicação quase instantânea, se o outro usuário está conectado, com qualquer parte do mundo;
permite comunicação quase instantânea (correto) se o outro usuário está conectado a internet atraves de um aplicativo que possibilite isto. em qualquer lugar que tenha condiçoe de conecção.
Agora dizer que: com qualquer parte do mundo; te conecta a alguém. suou meio extranho aos meus ouvido.
letra D
sendo comunicação de caráter público, deve-se prescindir da informalidade;
Prescindir na alternativa significa não levar em conta a informalidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo