Analise as afirmações elaboradas com base no trecho: Mais d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q322872 Português
Leia o texto de Fernando Barros e Silva para responder às questões de números 12 a 21.

Imagem 004.jpg

As questões de números 18 a 21 baseiam-se no trecho: O atualgoverno, no entanto, entre tantos erros e acertos, teve o grandemérito histórico de dar visibilidade aos pobres, alargando a pecepção do país sobre si mesmo. Fez com que os pobres se vissemcomo portadores de direitos sociais e protagonistas da política.

Analise as afirmações elaboradas com base no trecho: Mais de 30 milhões de pessoas (15,5% da população) ainda vivem com menos de R$ 140 por mês no Brasil. Há dez anos eram 57 milhões de pessoas (33,3% da população) nessa condição.

I. O uso dos numerais é significativo, pois eles indicam a intensidade da mudança vivenciada na sociedade brasileira no que diz respeito aos índices de pobreza.

II. O advérbio ainda, indicativo de tempo, revela que a vida de mais de 30 milhões de pessoas não mudou na última década.

III. A expressão pormês é indicativa de finalidade.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Queria entender porque a letra a está errada?
O advérbio ainda é indicativo de tempo e dá uma ideia de continuidade à condição de vida dos 30 milhões.

Alguns advérbios de tempo:

Hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depoisainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamaisagorasempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.
Errei, mas a questão está certa. Falta de atenção. A alternativa II diz que 30 milhões ainda vivem na pobreza e é exatamente o que diz o texto inicial. Se dissesse que 57 milhões ainda vivem na pobreza estaria errado.

Embora há 10 anos 57 milhões viviam na pobreza, hoje mais de 30 ainda vivem.

...

A alternativa I é mais do que óbvia e na III, por mês passa a idéia de tempo, não de finalidade.

Abs.
A letra A está errada por conter apenas a opção "I" na resposta.
A alternativa correta é a "D", que além de manter a afirmativa "I", contém também a "II".

o Advérbio ainda poderia ser subtituído por continuam e manteria o mesmo sentido do texto, que informa a situação precária que 30 milhões de pessoas permanecem mesmo após 10 anos.

I. O uso dos numerais é significativo, pois eles indicam a intensidade da mudança vivenciada na sociedade brasileira no que diz respeito aos índices de pobreza. correto-

II. O advérbio ainda, indicativo de tempo, revela que a vida de mais de 30 milhões de pessoas não mudou na última década. correto- ainda é um adverbio de tempo, assim como agora, sempre, raramente, às vezes etc

III. A expressão pormês é indicativa de finalidade. errad - indica tempo e nao fnalidade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo