No mês de fevereiro, surgiu a seguinte notícia na Internet: ...
Em Haia, Itamaraty diz que a ocupação israelense de territórios palestinos é "inaceitável e ilegal". Para o governo Lula, escreve Jamil Chade, "os palestinos são discriminados, têm suas liberdades individuais violadas e até a composição demográfica abalada". A manifestação ocorreu ontem na Corte Internacional de Justiça em meio à crise diplomática entre Israel e Brasil.
Sobre o conteúdo ou a estruturação desse texto, a afirmativa incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sobre a alternativa "A":
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
No caso da questão, Itamaraty é um órgão diplomático brasileiro (Ministério das Relações Exteriores), sendo uma "coisa" que foi empregada no texto como "pessoa". O Itamaraty não fala nada, é um órgão público, quem fala são as pessoas que representam o Itamaraty.
Gab "B" --> o uso das aspas não procura destacar algo importante no texto, mas sim retratar citações diretas.
GAB B: Reproduz os termos utilizados pelos representantes diplomáticos.
incorreta.
A Ao empregar o termo “Itamaraty” em lugar de nomear as pessoas que fizeram a declaração, o redator do texto utiliza um exemplo de linguagem figurada denominada metonímia.
Certo. Outros exemplos
relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade: vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardente por 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade
B Ao usar aspas em “inaceitável e ilegal”, o redator do texto procura destacar algo que considera importante para a notícia dada.
Errada e é o nosso gab. As aspas aqui são para o discurso direto, assim como as aspas seguintes.
C O segundo trecho entre aspas mostra argumentos governamentais que justificam a posição adotada.
Certo. Primeiro o Itamaraty diz que o ataque é ilegal e tals, depois ele explica pq, traz os argumentos de considerar o ataque ilegal. aff rs
D A referência final do texto a uma crise entre Brasil e Israel só pode ser compreendida, contando-se com o conhecimento de mundo do leitor.
Perfeito, é preciso acompanhar as notícias para entender pq Br e Israel estão em crise, o texto não explica isso.
E A situação temporal do fato é dada por meio do emprego de “ontem”, que é uma marca temporal dependente do momento de produção do texto.
Isso, ontem foi dia 17/04. se eu escrever esse texto daqui 1 semana, já não será mais 17/04.
Cada acerto em uma questão de português da FGV é um mini-infarto e alegria kkk
sigamos, de degrau em degrau, rumo à vitória!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo