Considere que um Pedagogo do Tribunal de Justiça do Estado d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3185550 Pedagogia
Considere que um Pedagogo do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) foi incumbido de desenvolver um programa corporativo voltado para a formação continuada dos servidores, melhorando a resolução de problemas no ambiente de trabalho. Para isso, a equipe utilizou uma abordagem construtivista com base na teoria piagetiana, articulando a interação social e os processos cognitivos como elementos centrais do desenvolvimento intelectual. O programa foi estruturado em quatro etapas: 1. Diagnóstico inicial: identificação dos conhecimentos prévios e análise do nível de abstração dos participantes; 2. Problemas simulados: proposição de desafios práticos baseados no fluxo de trabalho institucional, promovendo discussões em grupo; 3. Autoavaliação e reflexão coletiva: após cada desafio, os participantes analisam suas escolhas, identificam padrões de pensamento e constroem estratégias aprimoradas com a mediação dos facilitadores; 4. Aplicação real: transferência das soluções construídas durante as simulações para situações reais do cotidiano laboral. De acordo com os fundamentos da teoria piagetiana, o programa desenvolvido:

I. Incorpora, na etapa de diagnóstico inicial, a noção de equilíbrio, proposta por Piaget, ao buscar identificar e ajustar o conhecimento existente dos participantes antes de propor novos desafios, equilibrando suas estruturas cognitivas.

II. Negligencia a dimensão biológica descrita por Piaget, pois se concentra nos aspectos cognitivos e sociais dos participantes, ignorando a relação de hierarquia entre os elementos biológicos e psicológicos no processo de adaptação.

III. Está alinhado ao processo de desequilíbrio cognitivo na proposição de problemas simulados, que, segundo Piaget, é essencial para o desenvolvimento intelectual, ao desafiar os participantes a reorganizarem suas estruturas cognitivas.

IV. Reforça a autorregulação, na etapa de autoavaliação e de reflexão coletiva, como objetivo principal do programa, criando oportunidades para os participantes analisarem suas escolhas e ajustarem suas estratégias em busca de equilíbrio interno.

V. Embora centrado em processos de desenvolvimento intelectual, desconsidera a importância das fases evolutivas do desenvolvimento descritas por Piaget, não explorando diretamente as diferentes capacidades cognitivas associadas a cada fase.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas