Em relação aos papéis de trabalho de auditoria, assinale a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
O tema central da questão é a documentação de auditoria, que envolve os registros mantidos pelo auditor para apoiar o planejamento, a execução e as conclusões da auditoria. Esse conceito é fundamental para garantir a qualidade e a transparência do trabalho de auditoria. Quem pretende resolver essa questão deve ter conhecimento sobre a importância dos papéis de trabalho, os formatos aceitos e os princípios que guiam a documentação apropriada.
Justificativa para a alternativa correta (E): A alternativa E está correta pois descreve que a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de vários fatores como o tamanho e a complexidade da entidade, a natureza dos procedimentos a serem executados, os riscos identificados de distorção relevante e a importância da evidência de auditoria obtida. Esse entendimento é essencial para adaptar a documentação às circunstâncias específicas de cada auditoria, garantindo que seja suficiente e apropriada.
Análise das alternativas incorretas:
A - Embora a elaboração tempestiva de documentação de auditoria seja importante, esta alternativa está incorreta porque a principal função dos papéis de trabalho não é apenas demonstrar as conclusões ao cliente antes da finalização do relatório. Eles servem para apoiar o auditor no processo de auditoria e não necessariamente precisam ser compartilhados antes da conclusão.
B - A documentação de auditoria não é obrigatoriamente registrada em formatos eletrônicos. Embora o uso de tecnologias modernas seja comum e possa ser vantajoso, a documentação pode estar tanto em formato eletrônico quanto físico, dependendo das circunstâncias e das políticas da firma de auditoria.
C - Explicações verbais, por si só, não constituem documentação adequada. Elas podem ser usadas para esclarecer informações, mas não substituem a documentação escrita que é essencial para evidenciar o trabalho do auditor.
D - Não é necessário incluir na documentação versões superadas ou corrigidas por erros tipográficos, pois isso pode causar confusão e não é prático. O auditor deve se concentrar em manter registros que reflitam o resultado final e correto da auditoria, garantindo clareza e organização.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 230
A1. A elaboração tempestiva de documentação de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita a revisão e a avaliação eficazes da evidência de auditoria e das conclusões obtidas antes da finalização do relatório do auditor. A documentação elaborada após a execução do trabalho de auditoria tende a ser menos precisa do que aquela elaborada no momento em que o trabalho é executado..
A3. A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem:
(a) programas de auditoria;
(b) análises;
(c) memorandos de assuntos do trabalho;
(d) resumos de assuntos significativos;
(e) cartas de confirmação e representação;
(f) listas de verificação;
(g) correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos
A5. Explicações verbais do auditor, por si só, não representam documentação adequada para o trabalho executado pelo auditor ou para as conclusões obtidas, mas podem ser usadas para explicar ou esclarecer informações contidas na documentação de auditoria.
A4. O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.
A2. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:
(a) tamanho e complexidade da entidade;
(b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
(c) riscos identificados de distorção relevante;
(d) importância da evidência de auditoria obtida;
(e) natureza e extensão das exceções identificadas;
(f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;
(g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas
A1. A elaboração tempestiva de documentação de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita a revisão e a avaliação eficazes da evidência de auditoria e das conclusões obtidas antes da finalização do relatório do auditor. A documentação elaborada após a execução do trabalho de auditoria tende a ser menos precisa do que aquela elaborada no momento em que o trabalho é executado.
Erro da a) A elaboração tempestiva de documentação de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita demonstrar ao cliente as conclusões obtidas antes da finalização do relatório do auditor
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo