Um comando "abrir" ao provocar diferentes ações em objetos d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - polimorfismo.
A questão aborda um dos conceitos fundamentais da programação orientada a objetos (POO), o polimorfismo. Este é um princípio pelo qual métodos diferentes podem ser executados a partir de uma mesma invocação, dependendo do tipo do objeto que recebe a chamada. No exemplo citado na questão, o comando "abrir" poderia ser invocado sobre objetos de diferentes classes (caixa, porta, janela) e cada um desses objetos teria uma implementação específica para o comando, que se comportaria de maneira adequada ao contexto do objeto.
O polimorfismo é um conceito poderoso porque permite que um mesmo código interaja com objetos de diferentes tipos de maneiras consistentes, mas adaptadas às características de cada tipo. Isso torna o software mais flexível e extensível, facilitando a inclusão de novos comportamentos sem alterar muito ou nada do código existente. O polimorfismo está diretamente relacionado à capacidade de um objeto ser referenciado de várias formas, ou seja, uma interface única pode interagir com diferentes implementações.
Entendendo as outras alternativas, temos:
- Persistência: É um conceito que se relaciona com o armazenamento de objetos em algum tipo de armazenamento persistente, como bancos de dados, e não tem relação direta com o comportamento polimórfico.
- Abstração: Este é um princípio que envolve a criação de modelos simplificados de algo mais complexo, destacando aspectos importantes para o contexto do problema e omitindo os menos importantes. Abstração define a essência de uma entidade.
- Agregação: Representa uma relação específica entre objetos onde um objeto "pai" contém um ou mais objetos "filhos", mas eles podem existir independentemente do objeto pai.
- Herança: Este princípio permite que uma classe herde características (atributos e métodos) de outra classe. A herança estabelece uma relação de tipo "é um" entre uma classe base e suas subclasses.
Portanto, a alternativa B - polimorfismo está correta porque descreve exatamente o cenário onde um mesmo comando ou método pode ser aplicado a diferentes objetos, cada um respondendo à sua maneira de acordo com sua implementação específica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
polimorfismo- um metodo- varios comportamentos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo