Quando um servidor público federal ativo deve certa quantia ...
Quando um servidor público federal ativo deve certa quantia ao Erário, nos termos da Lei nº 8.112/90, a pedido do servidor, o pagamento pode ser feito de forma parcelada, e cada parcela
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a restituição de valores devidos ao Erário por servidores públicos federais ativos, segundo a Lei nº 8.112/1990, que rege o regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Um aspecto importante abordado é a possibilidade de parcelamento dessa dívida, mediante solicitação do servidor, e os limites que cada parcela deve respeitar em relação à remuneração do servidor.
A alternativa correta é a C - "não deve ser inferior ao correspondente a dez por cento de sua remuneração."
De acordo com o Art. 46 da Lei nº 8.112/1990, quando o servidor deve valores ao Erário, ele pode solicitar o parcelamento da dívida, sendo que cada parcela não pode ser inferior a dez por cento de sua remuneração. Esse artigo garante que o montante mínimo de cada parcela seja respeitado, assegurando que a dívida seja quitada em um tempo razoável.
Análise das alternativas incorretas:
A - "não deve ser superior ao equivalente a dez por cento de sua remuneração."
Esta alternativa está incorreta porque estabelece um teto para a parcela, enquanto a legislação define um piso (mínimo) de dez por cento, e não um teto. O foco é garantir que cada parcela não seja inferior a dez por cento da remuneração.
B - "deve ser inferior ao equivalente a vinte por cento de sua remuneração."
Assim como a alternativa A, esta alternativa estabelece um teto que não é mencionado na lei. A legislação não dita um limite máximo de parcelas em percentual, mas sim um limite mínimo de dez por cento.
D - "deve ser equivalente a vinte por cento de sua remuneração."
Esta alternativa está incorreta pois estabelece um valor fixo para cada parcela, sem a flexibilidade permitida pela lei, que apenas exige que não seja inferior a dez por cento da remuneração do servidor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo