Os objetivos fixados pela Constituição Federal com o fim de ...
O princípio da uniformidade não deixa de ser um desdobramento do princípio da igualdade, dado que impossibilita o estabelecimento de discriminações entre a cobertura que deve ser assegurada às populações rurais e urbanas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Nas palavras de Frederico Amado:
"Cuida-se de corolário do Princípio da Isonomia no sistema da seguridade social, que objetiva o tratamento isonômico entre os povos urbanos e rurais na concessão das prestações da seguridade social."
Fonte: AMADO, Frederico. Curso de Direito e Processo Previdenciário (2020), P. 25.
"Este princípio veda a discriminação negativa em desfavor das populações urbanas ou rurais, como ocorreu com os povos rurais no passado, pois agora os benefícios e serviços da seguridade social deverão tratar isonomicamente ambos os povos"
Fonte: Ciclos R3
GABARITO: C
Em verdade, existem dois tipos de discriminação, a saber: positiva e negativa.
A discriminação positiva pode ocorrer em se tratando de critérios de concessão de benefícios entre as referidas populações (urbanas X rurais).
Entretanto, a questão trata de discriminações no caso da COBERTURA. Neste caso, não há que se falar em discriminação, quer seja positiva ou negativa, pois os eventos ensejadores dos benefícios (doença, invalidez, idade avançada...) serão os mesmos em respeito ao princípio da ISONOMIA.
Bons estudos!
Gabarito: CORRETO
A questão demanda do candidato conhecimento acerca da Seguridade Social prevista na Constituição Federal de 1988. A afirmativa menciona o princípio da uniformidade de benefícios entre as populações urbanas e rurais como consequência do princípio da isonomia e se mostra correta nesse quesito. Sobre este princípio ensina o Mestre Lazzari:
O mesmo princípio já contemplado no art. 7º da Carta trata de conferir tratamento uniforme a trabalhadores urbanos e rurais, havendo assim idênticos benefícios e serviços (uniformidade), para os mesmos eventos cobertos pelo sistema (equivalência). Tal princípio não significa, contudo, que haverá idêntico valor para os benefícios, já que equivalência não significa igualdade. Os critérios para concessão das prestações de seguridade social serão os mesmos; porém,tratando-se de previdência social, o valor de um benefício pode ser diferenciado – caso do salário-maternidade da trabalhadora rural enquadrada como segurada especial. CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de direito previdenciário. 23. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. P. 73.
TECCONCURSOS
Uniformidade e Equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais: Não existem diferenças. A uniformidade exige que as mesmas contingências sejam cobertas para ambas populações, Já a Equivalência determina que nos aspectos pecuniários (aqui falamos no dinheiro) deve existir equidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo