O projeto ético-político atual do serviço social foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEPLAG-MG Prova: IBFC - 2013 - SEPLAG-MG - Serviço Social |
Q450055 Serviço Social
O projeto ético-político atual do serviço social foi construído:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O projeto ético-político do Serviço Social começou a ser construído entre os anos de 1970 e 1980, concomitante a redemocratização do país e a partir da recusa e da superação do conservadorismo na profissão pela categoria dos assistentes sociais. Conforme José Paulo Netto (A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Sociais. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999) o questionamento acerca do conservadorismo da profissão já estava em foco desde meados da década de 1960, entretanto, é naquele contexto dos anos 1970 e 1980 de crise da ditadura que este debate pôde tomar proporções maiores e mais aprofundadas. O projeto da categoria dos assistentes sociais está vinculado a um projeto societário, cuja direção é a transformação da sociedade, compromisso com a classe trabalhadora e sua emancipação plena, bem como a defesa intransigente dos direitos humanos, sociais e políticos.
Considero, assim, que a resposta da questão está errada. A alternativa correta seria a letra "b".


GABARITO DA BANCA: A
GABARITO DO PROFESSOR: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto∗∗ (para Júlia e Luís, distante e perto) Introdução É muito recente – datando da segunda metade dos anos noventa do século XX – o debate sobre o que vem sendo denominado de projeto ético-político do Serviço Social. O caráter relativamente novo desta discussão revela-se claramente na escassa documentação sobre o tema1 . No entanto, o objeto deste debate – e, sobretudo, a própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político. 

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗ Por José Paulo Netto

Es

O QUE É O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL?

É o nosso projeto profissional que foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 1990, período de profundas transformações societárias que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível (Harvey) e pelo neoliberalismo.

creva seu comentário...

acredito que esta resposta esteja equivoca, pois o projeto ético politico se inicia na transição da década de 70 e 80, e coincide com a crise da ditadura militar  como também com contexto de redemocratização do país. 

Desde os anos 1970, mais precisamente no final daquela década, o Serviço Social brasileiro vem construindo um projeto profissional comprometido com os interesses das  classes trabalhadoras. A chegada entre nós dos princípios e ideias do Movimento de Reconceituação deflagrado nos diversos países latino‐americanos somada à voga do processo de redemocratização da sociedade brasileira formaram o chão histórico para a transição para um Serviço Social renovado, através de um processo de ruptura teórica, política (inicialmente mais político‐ideológica do que teórico‐filosófica) com os quadrantes do tradicionalismo que imperavam entre nós.É sabido que, politicamente, este processo teve seu marco no III CBAS, em 1979, na Cidade de São Paulo, quando, então, de forma organizada, uma vanguarda profissional virou uma página na história do Serviço Social  brasileiro ao destituir a mesa de abertura composta por nomes oficiais da ditadura, substituindo‐os por nomes advindos do movimento dos trabalhadores. Este congresso ficou conhecido como o “Congresso da Virada”.Pode‐se localizar aí a gênese do projeto ético‐político, na segunda metade da década de 1970. Esse mesmo projeto avançou nos anos 1980, consolidouse nos 1990 e está emconstrução, fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão na década que transcorre.

Optei pela letra B, MAS o gabarito da banca é a letra A.

 

O projeto ético político do Serviço Social -  Joaquina Barata Teixeira

A questão seria passível de anulação, pois o Projeto Ético Político remonta a transição dos anos 70 para 80. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo