Sobre as diretrizes de organização do Sistema Único de Saúde...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1869813 Direito Sanitário
Sobre as diretrizes de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

b) REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE;

Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

REGIONALIZACAO E HIERARQUIZACAO - os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.

  • A DESCENTRALIZAÇÃO COMPLEMENTA A IDEIA DE REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO (ART 198 DA CF/88 E ART.7º, IX, “a” e “b”, DA LEI n. 8.080/1990):
  • REGIONALIZAÇÃO: PERMITE ATUAÇÃO QUE GARANTA AS NECESSIDADES LOCAIS porque as características de um município são muito mais facilmente identificadas pelo administrador do que de um Estado ou da União.
  • HIERARQUIZAÇÃO: INDICA A DIVISÃO EM ORDEM CRESCENTE DE COMPLEXIDADE. ACESSO A SAÚDE A PARTIR DO MAIS SIMPLES (ATENÇÃO BÁSICA) PARA OS DE MAIOR COMPLEXIDADE (ALTA COMPLEXIDADE). Quanto melhor a atenção básica, menor a necessidade das demais (média e alta).

A regionalização e a hierarquização da rede de serviços de saúde são essenciais à descentralização político-administrativa do SUS, uma vez que os serviços nas unidades de saúde devem seguir diretrizes de distribuição no espaço territorial e em níveis de complexidade crescente (DPEMS-22).

Letra A: a descentralização político-administrativa do SUS deve ser executada com a oferta de serviços de hospitais federais em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, observada a priorização do atendimento em municípios com índices de maior vulnerabilidade socioeconômica;

- Na verdade, o artigo 7º, inciso IX, da Lei n. 8.080/90 prevê que a descentralização político-administrativa ocorrerá com ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.

Letra B: a regionalização e a hierarquização da rede de serviços de saúde são essenciais à descentralização político-administrativa do SUS, uma vez que os serviços nas unidades de saúde devem seguir diretrizes de distribuição no espaço territorial e em níveis de complexidade crescente;  (previsão do artigo 7º, inciso IX)

Letra C: a diretriz de regionalização dos serviços do SUS consiste na adequada distribuição do atendimento em níveis de complexidade crescente (atenção primária, secundária e terciária); 

- Corresponde à hierarquização, e não à regionalização (?) fiquem em dúvida.

Letra D: a participação social dos usuários do SUS tem como principal expressão a atuação das Defensorias Públicas e das Ouvidorias do SUS na defesa do direito à saúde dos cidadãos usuários do sistema.

Nunca nem vi

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo