A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781223 Odontologia
A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes nos instrumentos odontológicos utilizados no paciente, por meio de processos físicos ou químicos. A esterilização através de processos químicos deve ser utilizada somente nas situações em que não exista outro recurso disponível. A substância química e sua concentração mais indicada atualmente para esse procedimento é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a esterilização de instrumentos odontológicos, um processo essencial para garantir a biossegurança em consultórios e clínicas odontológicas. Para responder a essa questão, é necessário compreender os métodos de esterilização e as substâncias químicas adequadas para esse fim, especialmente quando métodos físicos não estão disponíveis.

A alternativa correta é: B - ácido peracético a 0,2%.

Justificativa da alternativa correta:

O ácido peracético é reconhecido por sua eficácia na esterilização de instrumentos médicos e odontológicos. Ele tem a capacidade de destruir uma ampla gama de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e esporos, mesmo em baixas concentrações, como 0,2%. Além disso, o ácido peracético é uma opção viável quando outros métodos de esterilização, como o uso de calor, não são aplicáveis.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - glutaraldeído a 0,2%: O glutaraldeído é usado para desinfecção de alto nível, mas a concentração indicada na alternativa (0,2%) é muito baixa para ser considerada eficaz para esterilização. Normalmente, concentrações de 2% são utilizadas para esse fim.
  • C - álcool 70%: O álcool a 70% é eficaz como desinfetante, mas não é adequado para esterilização, pois não elimina esporos bacterianos.
  • D - hipoclorito de sódio a 1%: O hipoclorito de sódio é mais frequentemente utilizado como desinfetante e, em concentrações mais baixas, não é recomendado para esterilização completa.
  • E - álcool iodado a 10%: Assim como o álcool, o álcool iodado serve como desinfetante e não como esterilizante, pois não é eficaz contra esporos.

Portanto, a alternativa correta é B, pois o ácido peracético a 0,2% é considerado uma das melhores opções químicas para esterilização quando métodos físicos não estão disponíveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

solucões utilizadas nos métodos químicos de esterelização:

glutaraldeído 2% (8 a 10 horas)

peróxido de hidrgênio 6%

formaldeído

ácido paracético 0,2%

Ácido peracético não seria a 1%?

 

Ácido Peracético 0,2% tem sido considerado uma solução desinfetante segura por se decompor em substâncias não tóxicas e não mutagênicas (ácido acético e oxigênio), e por não ser alergênica; além disso, essa solução é indicada para esterilização e desinfecção de alto nível devido ao alto poder germicida em baixas concentrações (0,001% a 0,2%), agindo mesmo em presença de matéria orgânica. Sua ação microbicida se dá pelo seu alto poder oxidante sobre os componentes celulares (proteínas e enzimas), agindo sobre a membrana citoplasmática, pelo aumento de sua permeabilidade, e desativando funções fisiológicas, como a barreira osmótica.

glutaraldeído 2% e não 0,2%

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo