Acerca dos riscos ocupacionais relacionados ao meio ambient...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275260 Segurança e Saúde no Trabalho
Acerca dos riscos ocupacionais relacionados ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, julgue o item subsequente.

Riscos físicos estão relacionados ao uso de máquinas com partes móveis não protegidas, guilhotinas, prensas ou instrumentos cortantes ou perfurantes, que podem levar à ocorrência de acidentes diversos, como quedas, fraturas, esmagamentos, amputações e traumatismos.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

Vamos entender o porquê a afirmação está incorreta. A questão trata dos riscos ocupacionais que afetam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Na descrição dos riscos físicos, foi mencionado que eles estão associados ao uso de máquinas com partes móveis não protegidas e instrumentos cortantes ou perfurantes, levando a acidentes como quedas, fraturas e amputações.

No entanto, de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, esses riscos mencionados na questão estão mais corretamente classificados como riscos mecânicos, não físicos. Os riscos mecânicos são aqueles que decorrem de equipamentos e máquinas e podem causar acidentes através de falhas mecânicas, falta de proteção ou operação inadequada.

Os riscos físicos, por outro lado, referem-se a fatores como ruído, vibração, variações de temperatura, radiações e pressões anormais, que afetam o trabalhador de maneira diferente dos riscos mecânicos.

Portanto, a questão estava incorreta ao classificar os riscos relacionados às máquinas e equipamentos como riscos físicos quando, na verdade, eles se enquadram nos riscos mecânicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. Riscos físicos não estão relacionados ao uso de máquinas com partes móveis não protegidas, guilhotinas, prensas ou instrumentos cortantes ou perfurantes, que podem levar à ocorrência de acidentes diversos, como quedas, fraturas, esmagamentos, amputações e traumatismos. Esses são exemplos de riscos de acidentes, que são aqueles que envolvem máquinas, equipamentos e ferramentas que podem causar lesões ou acidentes aos trabalhadores, conforme a NR-9. Riscos físicos são aqueles que envolvem a exposição dos trabalhadores a agentes ou formas de energia que causam dano direto ao trabalhador no ambiente de trabalho, como ruído, vibração, radiação, calor, frio e pressão. Portanto, o item está errado ao afirmar que riscos físicos estão relacionados ao uso de máquinas com partes móveis não protegidas, guilhotinas, prensas ou instrumentos cortantes ou perfurantes.

Riscos Ambientais

Riscos ambientais são danos em potencial à saúde e integridade do colaborador classificados em: riscos físicos, químicos, biológicos, acidente e ergonômico.

CESGRANRIO: A NR 9 considera riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

1 – Riscos Físicos

Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

RADIAÇÕES IONIZANTES: materiais radioativos ( RAIO-X, ALFA,BETA E GAMA)

RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES: possuem ondas eletromagnéticas (micro-ondas)

CESGRANRIO: Um exemplo de radiações não ionizantes é o seguinte: micro-ondas.

CESGRANRIO: São considerados agentes físicos: ruído, vibrações, umidade, temperaturas extremas.

CESGRANRIO: Exemplos de radiações ionizantes: RAIO-X, ALFA,BETA E GAMA

CESGRANRIO: Um exemplo de agente físico presente nos ambientes de trabalho são os(as): ULTRASSONS.

Em relação à prevenção de riscos, avalia-se o nível da exposição a ruídos, a temperaturas extremas e a radiações como Risco Físico.

Ruído contínuo ou intermitente e temperaturas extremas de calor ou frio são exemplos de agentes de risco físicos, que podem causar doenças ocupacionais.

2 – Riscos Químicos

Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Os aerodispersóides são tratados como agentes químicos e recebem atenção especial na higiene ocupacional, pois dependendo de sua concentração e tamanho das partículas, eles representam sérios riscos à saúde dos trabalhadores. Os aerodispersóides podem ser classificados em névoas, neblinas.

CESGRANRIO: Aerodispersoides são partículas em suspensão na atmosfera ou no ambiente de trabalho. São exemplos de aerodispersoides: poeira alcalina, névoa, fumo e neblina.

- gás e vapor não são considerados aerodispersóides

CESGRANRIO: O risco inerente a uma atividade desenvolvida na seção de uma empresa, onde os trabalhadores são expostos à poeira proveniente de um processo industrial, é classificado como QUÍMICO.     (Poeira não é risco físico)

CESGRANRIO: Considera como um risco químico. As poeiras.

CESGRANRIO: Fumos são originados em operações de soldagem. (FUMOS=FUMAÇA)

 3 – Riscos Biológicos

Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

CESGRANRIO: Consideram-se agentes biológicos: fungos, bacilos, parasitas.

RISCO é a probabildiade

PERIGO é a causa

--------

Bons Estudos!!

Errado... Riscos de acidente.

RISCO DE ACIDENTE e não risco físico

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo