As principais alterações patológicas que acometem a polpa e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781240 Odontologia
As principais alterações patológicas que acometem a polpa e os tecidos perirradiculares são de natureza inflamatória e de etiologia infecciosa. Sobre as características dos cistos perirradiculares, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Os cistos perirradiculares são formados pela proliferação de restos celulares, conhecidos como restos epiteliais de Malassez, que já completaram a sua função de formação da raiz.

Justificativa: Os cistos perirradiculares são lesões comuns que se formam em decorrência de processos inflamatórios nos tecidos perirradiculares. Eles são constituídos por uma cavidade revestida por epitélio e preenchida por líquido ou material semissólido. O surgimento desses cistos é associado à proliferação dos restos epiteliais de Malassez, que estão presentes ao longo da vida no ligamento periodontal após a formação da raiz do dente.

Análise das Alternativas:

A - O cisto perirradicular não é a principal causa de infecção do sistema de canais radiculares. A principal causa dessas infecções é a invasão bacteriana consequente à necrose pulpar.

B - Radiograficamente, não é possível diferenciar cistos de granulomas apenas pela presença de cápsula, pois ambos podem apresentar bordas bem definidas. A diferenciação precisa muitas vezes requer biópsia e exame histopatológico.

C - Embora alguns cistos possam não regredir completamente apenas com a terapia endodôntica, afirmando que nunca regridem após tratamento é incorreto. Muitos cistos podem diminuir ou até desaparecer após tratamento endodôntico adequado.

D - Cistos perirradiculares são geralmente assintomáticos, mas podem, sim, causar deslocamento das raízes dos dentes envolvidos, especialmente se forem grandes.

E - Esta é a alternativa correta, pois descreve com precisão o processo de formação dos cistos perirradiculares através da proliferação dos restos epiteliais de Malassez.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O cisto perirradicular é sempre originado de um granuloma, que se tornou epiteliado, embora nem todo granuloma necessariamente progrida para um cisto. Histologicamente, o cisto consiste em uma cavidade patológica contendo material fluido ou semissólido, o qual é composto principalmente por células epiteliais degeneradas. Cumpre ressaltar que o cisto perirradicular é formado por restos celulares que já completaram a sua função de formação da raiz.
 

Fonte: Endodontia Biologia e Técnica, Lopes e Siqueira

Morria e não sabia... valeu Manoel M

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo