O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS ao segurado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970106 Segurança e Saúde no Trabalho
O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS ao segurado que sofre qualquer tipo de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A questão aborda o benefício do auxílio-acidente pago pelo INSS. Este benefício é destinado aos segurados que sofreram um acidente que deixou sequela definitiva, resultando na redução da capacidade de trabalho. A alternativa C descreve corretamente que o auxílio-acidente pode ser considerado uma indenização, e o segurado pode continuar trabalhando, recebendo-o até o momento da sua aposentadoria.

Justificativa das Alternativas:

A - Incorreta: Esta alternativa afirma que o segurado não pode continuar a trabalhar, o que não é verdade. O auxílio-acidente permite que o segurado continue suas atividades laborais.

B - Incorreta: Afirma que o benefício é pago mesmo quando não há sequelas, o que está incorreto. O auxílio-acidente é especificamente para casos que resultam em sequelas permanentes.

D - Incorreta: Diz que o segurado não pode continuar a trabalhar, mas o auxílio-acidente permite que o segurado continue a exercer suas atividades profissionais.

E - Incorreta: Refere-se a incapacidade temporária, que não é a situação tratada pelo auxílio-acidente. Para incapacidade temporária, o benefício correto seria o auxílio-doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991

Do Auxílio-Acidente

Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

  • § 1º O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o disposto no § 5º, até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado. 
  • § 2º O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo acidentado, vedada sua acumulação com qualquer aposentadoria.  
  • § 3 º  O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, observado o disposto no § 5º, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente .  

Resposta: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo