A paralisia cerebral (PC) é uma condição clínica descrita c...
A paralisia cerebral (PC) é uma condição clínica descrita como um grupo de distúrbios permanentes do desenvolvimento predominantemente motor e postural, causando limitação de atividades funcionais, atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorreram no desenvolvimento fetal ou cérebro imaturo da criança.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Os indivíduos com PC podem ser verbais ou não verbais, de acordo com a gravidade motora. Entre os distúrbios motores que afetam o discurso na PC podem-se incluir disartria/anartria e dispraxia/apraxia.
2. Quanto ao desenvolvimento comunicativo, os pacientes com PC constituem um grupo homogêneo, sendo possível traçar um perfil de habilidades comunicativas considerando apenas o diagnóstico de PC.
3. O desenvolvimento da criança com PC é influenciado pelas reações posturais anormais, pela persistência dos reflexos e repostas primitivas e pelo atraso das habilidades motoras, fazendo com que haja interferência nos inputs sensoriais.
4. Alterações cognitivas são frequentemente encontradas na PC e podem ser mascaradas por problemas motores e perceptuais, mas essas alterações por si não constituem deficiência intelectual.
5. A incapacidade motora age na região da cintura escapular e no controle da musculatura orofacial, na coordenação da respiração e da articulação, porém isto não afeta os aspectos gramaticais do discurso e o número de enunciados nas atividades dialógicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.