Considerando políticas, organizações, estruturas e atribuiç...
Além de políticas e ações com foco na saúde da mulher, o Ministério da Saúde definiu uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O enunciado da questão trata sobre a existência de políticas de saúde voltadas para grupos específicos no Brasil, especificamente a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O tema está inserido no contexto das políticas públicas de saúde, que buscam garantir atenção integral e adequada às necessidades de diferentes segmentos da população.
O Brasil, através do Ministério da Saúde, desenvolveu uma política específica para a saúde do homem em resposta à demanda pela melhoria dos índices de saúde deste grupo. Essa política complementa outras já existentes, como a atenção à saúde da mulher, enfatizando a importância de políticas direcionadas que buscam atender necessidades específicas de saúde.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como propósito promover o acesso dos homens aos serviços de saúde, reduzindo a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis, e incentivando a adoção de práticas de autocuidado. Esta política reconhece a necessidade de enfrentar questões culturais e sociais que muitas vezes afastam os homens dos serviços de saúde.
Justificação da Alternativa Correta: A afirmação está correta porque, de fato, o Ministério da Saúde criou uma política nacional destinada especificamente à saúde do homem, complementando ações já existentes para outros grupos, como a saúde da mulher. Esta política foi estabelecida para promover a integralidade do cuidado em saúde e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, algo que a questão corretamente identifica.
Consideração sobre alternativas incorretas (hipotéticas): Se a alternativa tivesse sido "E - errado", seria incorreto, pois ignora a existência documentada e implementada da política mencionada. Também não reconheceria a importância que o governo brasileiro tem dado para atender as demandas específicas de saúde de diferentes segmentos da população, entre eles os homens.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
FUNDAMENTO:
Portaria visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.
COMPLEMENTO:
Para alcançar seu objetivo, a PNAISH deve ser desenvolvida a partir de cinco (5) eixos temáticos:
- Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados e acesso à saúde;
- Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: promove a abordagem às questões sobre a sexualidade masculina, nos campos psicológico, biológico e social. Busca respeitar o direito e a vontade do indivíduo de planejar, ou não, ter filhos;
- Paternidade e Cuidado: busca sensibilizar gestores (as), profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os benefícios da participação ativa dos homens no exercício da paternidade em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus (suas) filhos (as), destacando como esta participação pode contribuir a saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas (seus) parceiras (os);
- Doenças prevalentes na população masculina: reforça a importância da atenção primária no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade dos cuidados necessários para lidar com fatores de risco de doenças e agravos à saúde mais prevalentes na população masculina;
- Prevenção de Violências e Acidentes: visa a conscientização sobre a relação significativa entre a população masculina e violências e acidentes. Propõe estratégias preventivas na saúde, envolvendo profissionais e gestores de saúde e toda a comunidade.
FONTE: PORTARIA 1.944- 2009 POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM- PNAISH & GOV.COM.BR SAÚDE DE A- A- Z SAÚDE DO HOMEM
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo