Uma das questões levantadas pelo autor em relação às normas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300953 Português
Dever de casa


      Um fiapo de gente e um feixe de problemas. Agora é uma perguntação que não tem mais fim. Papai, o plural de segunda- -feira? Tira os óculos, para de ler a revista. Daqui a pouco é hora do telejornal. Dia cansativo, mas pai é pai. Segunda-feira, segunda-feira. Murmurinha, como se procurasse na memória algo que não sabe o que é. Segunda-feira, pai. Ah, sim. O plural dos nomes compostos. Ao menos isto não terá mudado.
       Mudam tudo neste país. Depois querem ter jurisprudência. Ainda hoje andou lendo um acórdão. Ementa malfeita. Segunda-feira no plural. Não tem mais o que inventar. Segundas-feiras. Variam os dois elementos. Fácil, óbvio. Entendeu?
       Nem tinha retomado a leitura e lá vem outra perguntinha. Quarta-feira é abstrato ou concreto? Essa, agora. Primeiro vamos saber se é mesmo substantivo. Nenhuma dúvida. É substantivo. Abstrato?
         Concreto. A professora disse que é concreto. Pai é pai. Põe tudo de lado e sai sem bater a porta. Concreto, está lá no Celso Cunha, é o substantivo que designa um ser propriamente dito. Nomes de pessoas, de lugares, de instituições etc. Quarta-feira. Vamos raciocinar. Nome de um dia. Abstrato designa noção, ação, estado e qualidade. Desde que considerados como seres. Quarta-feira é um ser? Se é um dia, é um ser. Mas concreto? Abstrato. Deve ser abstrato.
         Um dia de matar, o trânsito engarrafado. A dorzinha de cabeça já se instalou. Quarta-feira, papai. Afinal? Outro dia era o aliás. Até que teve sua graça. Que é aliás? Bom, como categoria gramatical, me parece que. Pausa. Mudaram a nomenclatura gramatical toda. A educação tem de ser mesmo um desastre. País de analfabetos. Doutores analfabetos. Aliás, advérbio não é. Ou melhor, é controvertido. Vem do latim. Quer dizer quer dizer, como disse o outro. Será advérbio?
         Esses meninos de hoje, francamente. Gramática ninguém estuda mais. A língua andrajosa, um monte de solecismos. Mas quarta-feira é substantivo abstrato? Concreto, disse a professora. Ora, pinoia. Está começando o telejornal. Mais um fantasma. Mandado de segurança. Mandado e não mandato. Preste atenção, meu filho. Aliás, só faltava essa. Meter o Supremo nessa enrascada. Querem atear fogo no país. Fantasma é concreto? Eta Brasil complicado! Aliás, hoje é quarta-feira. Abstrata? Uma vergonha!


(RESENDE, Otto Lara. Folha de S. Paulo. Instituto Moreira Salles. Em: 13/09/1992.)
Uma das questões levantadas pelo autor em relação às normas da gramática se refere ao plural dos substantivos compostos, ou seja, aqueles formados por mais de uma palavra ou radical. Após considerar que “Ao menos isto não terá mudado.” (1º§), ele crava o plural de segunda-feira ao constatar que “Variam os dois elementos.” (2º§) Ao tomar por base a lógica do autor, é possível depreender, portanto, que o plural de “terça-feira” é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Terças-feiras.

Vamos entender o motivo:

A questão aborda um aspecto importante da morfologia do Português: o plural dos substantivos compostos. Esses substantivos são formados por mais de uma palavra, e as regras para formar o plural podem variar. No texto, o autor menciona que no plural de "segunda-feira", variam os dois elementos, ou seja, tanto "segunda" quanto "feira" vão para o plural, resultando em "segundas-feiras".

Com base nessa lógica, o plural de "terça-feira" deve seguir o mesmo padrão, tornando-se "terças-feiras".

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - Terças-feira: Incorreta. Essa forma de pluraliza apenas o primeiro elemento do substantivo composto, deixando o segundo no singular. A regra mencionada no texto é que ambos os elementos devem variar.

B - Terças feiras: Incorreta. Além de não utilizar o hífen, essa forma também não é adequada para substantivos compostos com "feira". A forma correta mantém o hífen e pluraliza ambos os elementos.

C - Terças-feiras: Correta. Esta forma está de acordo com a regra mencionada pelo autor, variando os dois elementos do substantivo composto.

D - Inexistente, uma vez que “terça-feira” não tem plural: Incorreta. O texto claramente afirma que o plural de "segunda-feira" varia os dois elementos, e não há indicação de que "terça-feira" seria uma exceção. Portanto, "terça-feira" tem plural sim, que é "terças-feiras".

Portanto, a alternativa correta é C - Terças-feiras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras.

Senado Federal.

Dica:

Dois substantivos: os dois vão para o plural.

esqueci de observar o hífen aff :(

Plural dos substantivos compostos

A regra geral é “quem varia varia; quem não varia não varia”. O que isso significa na prática? Significa que se o termo é formado por classes variáveis, como substantivos, adjetivos, numerais e pronomes (exceto o verbo), ambos variam.

Ex: Substantivo + Substantivo: Couve-flor => Couves-flores

Numeral + Substantivo: Quarta-feira => Quartas-feiras

Adjetivo + Substantivo: Baixo-relevo => Baixos-relevos

Por consequência, as classes invariáveis (e os verbos) não variam em número:

Ex: Verbo + Substantivo: Beija-flor => Beija-flores

Advérbio + Adjetivo: Alto-falante => Alto-falantes

Interjeição + Substantivo: Ave-maria => Ave-marias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo