Considere as afirmações a seguir. I. As formas pronominais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263409 Português
Considere as afirmações a seguir.


I. As formas pronominais sua e você referem-se, exclusivamente, ao leitor; assim, o período não pode ser reescrito deste modo: “Se há centenários em uma família, é também grande a chance de se ter vida longa".


II. No período muitas outras variantes, talvez ainda desconhecidas, tem-se uma contradição e uma impropriedade vocabular: afirma-se a existência do que é desconhecido e se usa variante em vez de “variável” (palavra mais apropriada ao contexto).


III. A opção por citar as palavras de David Bennet e apresentá-lo como um dos envolvidos na pesquisa tem o efeito de conferir mais credibilidade ao que se afirma.


De acordo com o texto, está correto APENAS o que se encontra em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. As formas pronominais sua e você referem-se, exclusivamente, ao leitor; assim, o período não pode ser reescrito deste modo: “Se há centenários em uma família, é também grande a chance de se ter vida longa". 
Essa reescritura é possível.

II. No período  muitas outras variantes, talvez ainda desconhecidas, tem-se uma contradição e uma impropriedade vocabular: afirma-se a existência do que é desconhecido e se usa variante em vez de “variável” (palavra mais apropriada ao contexto). 
variante
1 Que varia. 2 Mudável. 3 Inconstante.4 Diferente. 5 Delirante. sf 1 Diferença numa mesma passagem do texto de uma obra, entre edições diversas. 2 Cada uma das formas diferentes por que um vocábulo pode apresentar-se. 3Variação. 4 Diferença, diversidade, modificação. 5 Grau de diferença; nuança, matiz. 6 Estrada que modifica a direção de outra. 7 Projeto de alguma parte de uma obra de construção apresentado para substituir a parte correspondente do plano aceito.
Essa palavra é muito utilizada para a descrições genéticas e de suas mutações. Totalmente apropriada para o contexto.

III. A opção por citar as palavras de David Bennet e apresentá-lo como um dos envolvidos na pesquisa tem o efeito de conferir mais credibilidade ao que se afirma. 
Sim! são argumentos fortes, baseados em evidências científicas.
Imagino que o item II esteja errado pelo fato de as palavras "variante" e "variável" serem sinônimas. Logo, ambas seriam adequadas ao contexto, independentemente de ser ou não texto científico.
O item II da questão pode sim adotar ambas as palavras, sendo feitas as devidas adequações, questão E correta.
Acredito que o erro da assertiva II seja a afirmação de que o termo variável é a palavra mais apropriada ao contexto. No mais, ambas podem ser utilizadas adequadamente ao contexto, sem nenhuma hierarquia entre elas.

Bons estudos!!
Quano à afirmação II, destaco que a proposta substiuição de classes (substantivo variantes pelo adjetivo variável) é que implicaria prejuízo semântico. Além disso, as bancas costumam ser muito mais polidas e discretas quando resolvem evidenciar falhas "pontuais" nos textos, que são selecionados justamente pela boa qualidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo