No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244109 Psicologia
No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.

Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E - exclusão social.

A questão aborda uma problemática social específica que emergiu no Brasil durante a década de 1990, mas que possui raízes históricas profundas, como a escravidão. Esse contexto se refere à exclusão social, um fenômeno em que certos grupos ou indivíduos são sistematicamente marginalizados e impedidos de participar plenamente na vida econômica, social e política da sociedade.

Vamos analisar cada uma das alternativas para entender por que a exclusão social é a resposta correta:

A - Pós-modernidade: Este conceito refere-se a um conjunto de transformações sociais, culturais e filosóficas que surgiram a partir do final do século XX. A pós-modernidade não está especificamente relacionada com as raízes históricas da exclusão social no Brasil, mas sim com uma visão crítica e pluralista do mundo contemporâneo.

B - Capitalismo: Embora o capitalismo possa estar associado a desigualdades econômicas, ele não é um conceito que aborde diretamente a questão histórica da escravidão ou da exclusão social no Brasil. O capitalismo é um sistema econômico centrado na propriedade privada e no livre mercado.

C - Anarquismo: Trata-se de uma ideologia política que busca abolir todas as formas de governo e hierarquia. Não está relacionado com o fenômeno específico da exclusão social ou suas raízes históricas no Brasil.

D - Socialismo: O socialismo é uma ideologia política e econômica que defende a propriedade coletiva e a igualdade social. Ainda que se preocupe com questões de desigualdade, não é diretamente aplicado ao contexto histórico do Brasil, como a escravidão e suas consequências.

E - Exclusão social: Esta alternativa é a correta porque se refere especificamente à marginalização e à falta de acesso a direitos fundamentais, algo que está profundamente enraizado nas desigualdades históricas da sociedade brasileira, como aquelas geradas pela escravidão.

Dessa forma, a exclusão social é o conceito que melhor captura a problemática histórica e social mencionada na questão, destacando como desigualdades passadas continuam a afetar a sociedade atual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.

O termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam.

Existem diversos tipos de exclusões sociais, Alfredo Bruto da Costa (2009) referiu que exclusões sociais deveriam ser definidas conforme as causas que apresentavam e os efeitos que exigiam. Nesta perspectiva, o autor categorizou as exclusões sociais de cinco modos:

  • a exclusão de ordem econômica;
  • social;
  • cultural;
  • patológica;
  • comportamentos auto-destrutivos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo