Segundo o Artigo 10 do código de ética profissional do fisio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069624 Fisioterapia
Segundo o Artigo 10 do código de ética profissional do fisioterapeuta, é proibido ao fisioterapeuta: 
I. Deixar de atender a convocação do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional a que pertencer ou do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. II. Usar da profissão para corromper a moral e os costumes, cometer ou favorecer contravenções e crimes, bem como adotar atos que caracterizem assédios moral ou sexual. III. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas e religiosas quando no exercício de suas funções profissionais. IV. Deixar de comunicar ao Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, recusa, demissão ou exoneração de cargo, função ou emprego, que foi motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses de sua profissão.
Analise as afirmativas I a IV, considerando-as verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - I-V, II-V, III-V, IV-V.

Vamos entender o porquê:

I. Deixar de atender a convocação do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional a que pertencer ou do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

Essa afirmativa é verdadeira porque, de acordo com o Código de Ética da Fisioterapia, o fisioterapeuta tem o dever de atender às convocações dos Conselhos, já que são órgãos reguladores que garantem a prática ética e correta da profissão. Ignorar uma convocação é uma infração ética.

II. Usar da profissão para corromper a moral e os costumes, cometer ou favorecer contravenções e crimes, bem como adotar atos que caracterizem assédios moral ou sexual.

Esta afirmativa é verdadeira, pois o Código de Ética proíbe expressamente qualquer ato que comprometa a integridade moral e ética do fisioterapeuta. A prática de atos ilegais ou antiéticos, bem como qualquer forma de assédio, é contrária aos princípios da profissão.

III. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas e religiosas quando no exercício de suas funções profissionais.

Também verdadeira. O fisioterapeuta deve respeitar a individualidade e a liberdade de crença dos pacientes, não utilizando sua posição para influenciar ou pressionar suas convicções pessoais.

IV. Deixar de comunicar ao Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, recusa, demissão ou exoneração de cargo, função ou emprego, que foi motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses de sua profissão.

Afirmativa verdadeira. Caso um fisioterapeuta precise tomar ações que preservem a ética e os interesses da profissão, como recusar ou se demitir de um cargo, é necessário informar ao Conselho, garantindo que essas ações estejam alinhadas com o Código de Ética.

Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras, justificando a escolha da alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo