A ramificação no Iêmen da Al Qaeda, AQAP foi responsável po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708226 Atualidades
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.
“O grupo militante Estado Islâmico superou a Al Qaeda como líder do movimento extremista violento global e tem acesso a uma ampla gama de possíveis recrutas em países do Ocidente, informou o chefe do centro nacional norte‐americano de contraterrorismo, Nick Rasmussen, nesta quinta‐feira (08/10/2015). Em depoimento no Congresso, Rasmussem disse também que especialistas em combate ao terrorismo ainda consideram a AQAP, ramificação no Iêmen da Al Qaeda, como uma grande ameaça por conta dos interesses em atacar os Estados Unidos e aeronaves. Além disso, o chefe do FBI, James Comey, disse que investigadores norte‐americanos estão cientes da presença de dezenas de supostos militantes islâmicos nos Estados Unidos que agora usam comunicações encriptadas.”
(Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0S22BY20151008.)
A ramificação no Iêmen da Al Qaeda, AQAP foi responsável por um atentado que chocou o mundo no início de 2015 gerando uma série de protestos em vários países. Trata‐se do(a):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: A

A questão aborda um evento específico relacionado ao grupo extremista Al Qaeda no Iêmen, conhecido como AQAP (Al Qaeda na Península Arábica). Este grupo foi responsável por um ataque que ganhou destaque global no início de 2015.

Explicação do Tema: Em janeiro de 2015, ocorreu um atentado à sede da revista satírica Charlie Hebdo em Paris, que resultou na morte de 12 pessoas. Este ataque ficou marcado não apenas pela violência, mas também pelo impacto sobre a liberdade de expressão e os subsequentes protestos ao redor do mundo. O AQAP reivindicou a responsabilidade pelo ataque, que foi uma resposta às publicações da revista consideradas ofensivas por grupos extremistas.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A menciona a invasão à sede do Charlie Hebdo em Paris, que é justamente o evento pelo qual a AQAP foi amplamente reconhecida em 2015. Este evento está alinhado com o contexto dado no texto de apoio sobre a atuação do grupo em ataques de grande impacto.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Ataque na Tunísia: Este ataque, ocorrido em 2015, foi realizado por um atirador em um hotel na Tunísia. Embora trágico, não foi reivindicado pela AQAP e, portanto, não se relaciona diretamente com a questão.

C - Explosão em Bagdá: A explosão de um caminhão-bomba em Bagdá, no Iraque, também em 2015, é um tipo de ataque mais comumente associado a outros grupos extremistas, como o Estado Islâmico, e não especificamente à AQAP.

D - Sequestro de Chibok: Este evento refere-se ao sequestro de estudantes na Nigéria, realizado pelo grupo Boko Haram, que não tem ligação direta com a AQAP.

Portanto, a alternativa A é a única que corresponde ao evento específico associado à AQAP, de acordo com o contexto de 2015.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA : A

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/al-qaeda-do-iemen-reivindica-atentado-contra-o-charlie-hebdo.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo