O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282002 Português
Julgue se os trechos apresentados nos itens abaixo, adaptados de
notícias da Câmara dos Deputados publicadas em sítio da Internet,
estão gramaticalmente corretos.
O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659/2011. A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”, no texto original por “doença crônica”. A proposta tramita, em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - Errado.

Vamos analisar o trecho apresentado para entender por que ele está incorreto.

O tema da questão envolve a pontuação, que é um aspecto crucial para a clareza e correção gramatical de um texto. A pontuação correta assegura que as ideias sejam transmitidas de maneira clara e precisa, evitando ambiguidades e erros de interpretação.

Olhe atentamente para o trecho: "A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”, no texto original por “doença crônica”.

O erro está na vírgula após "saúde". Neste caso, a vírgula não deveria ser utilizada, pois ela separa elementos que não precisam de separação. A expressão "no texto original" está ligada diretamente ao verbo "substituiu", indicando onde ocorreu a substituição. Portanto, ao colocar a vírgula, cria-se uma pausa inadequada que pode atrapalhar a compreensão.

O correto seria:

"A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde” no texto original por “doença crônica”.

Além disso, a frase "A proposta tramita, em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania." apresenta outro problema de pontuação. A vírgula após "tramita" está mal posicionada. A expressão "em caráter conclusivo" deveria ser separada por vírgulas, pois é um aposto explicativo da oração principal. Assim, a pontuação correta seria:

"A proposta tramita em caráter conclusivo, e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania."

Resumindo: A vírgula após "saúde" está incorreta, pois separa elementos que não deveriam ser separados. Além disso, a vírgula após "tramita" está mal posicionada. Portanto, a pontuação no trecho original está inadequada, justificando a alternativa E - Errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO. O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659/2011. A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”no texto original por “doença crônica”. A proposta tramita, em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Entendo que os erros estão nas vírgulas. Corrijam-me.
A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”, no texto original, por “doença crônica”. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Analisemos por partes:
-O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659/2011.
Sem nenhuma pontuação > CORRETA.
A regra diz: NUNCA deve separar o SUJEITO do seu VERBO e o VERBO do seu COMPLEMENTO.


-A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”, no texto original por “doença crônica”.
Uma pontuação: vírgula >ERRADO (CERTO estaria se o termo deslocado viesse separado por 2 vírgulas e não uma).


A parte grifada: "no texto original" é um termo deslocado (se excluíssemos esse termo da oração ela não perderia o sentido) ele vem no meio da oração, por isso, deveria ser separado por 2 vírgulas e não apenas uma. 

Analisaremos a última parte:
-
A proposta tramita, em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
U
ma pontuação: virgula > ERRADO (CERTO estaria se o termo deslocado estivesse no início da oração com uma vírgula).
OBS.: o verbo TRAMITAR é intransitivo, não necessita de complemento.

A parte grifada: "em caráter conclusivo" é um termo deslocado (se excluíssemos esse termo da oração ela continuaria a ter sentido) esta no meio da oração, mas não podemos separar esse termo por 2 vírgulas, pois depois dele há uma conjunção "e" (só pode usar a vírgula antes da conjunção e em apenas 3 casos:
1-pleonasmo, 2-sujeitos diferentes na oração e 3-uso de palavras opostas na oração. Analisando a oração nenhum desses casos ocorre.


Breve resumo:
A ordem natural das frases é a seguinte: A- sujeito; B- verbo; C- complemento e D- circunstâncias.
E tudo que interfere nessa ordem natural é um elemento deslocado.
Para detectar esse elemento é importantíssimo que tenhamos uma visão sintática da frase. É de extrema importância identificarmos
A, B, C, D (sujeito, verbo, complemento e circunstancias).
O que estiver sobrando ou empatando no meio desses termos pode ser isolado por vírgulas (usa-se 2 vírgulas se o termo estiver no meio da oração e apenas uma se tiver no início da oração).
A prova se o termo deslocado é de fato deslocado é poder ser excluído da oração e esta não perder o sentido.


No site do Prof. Dílson Catarino - Gramática on-line - tem um texto: "O que saber para virgular bem". É um texto um pouco extenso, mas vale conferir.
Gabarito: errado
O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659/2011. A relatora substituiu o termo “com necessidade específica de saúde”, no texto original[,] (falto um vírgula, pois é adj. adv. de lugar de longa extensão deslocado) por “doença crônica”. A proposta tramita[,] ( não se separa por vírgula o sujeito, verbo e complemento) em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Para corrigir o segundo erro do texto poderia suprimir a vírgula depois da palavra "tramita" ou acrescentar uma vírgula depois da palavra "conclusivo".

A proposta tramita, em caráter conclusivo, e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A proposta tramita e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo