O multiculturalismo é um movimento de reivindicação dos grup...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2752583 Pedagogia

O multiculturalismo é um movimento de reivindicação dos grupos sociais marginalizados. É um desejo de que sua cultura seja reconhecida e representada no âmbito da cultura nacional. Os currículos multiculturais, além de darem espaço aos mais diversos grupos culturais, fazem uma crítica ao pensamento marxista, que apontava a dinâmica de classe como única no processo de reprodução das desigualdades sociais. Acerca do multiculturalismo, é correto afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - representa um importante instrumento de luta política.

Vamos entender melhor o porquê dessa alternativa ser a correta e as demais serem incorretas.

O multiculturalismo é um tema importante dentro da pedagogia e das ciências sociais, pois se refere ao movimento que busca o reconhecimento e a representação das diversas culturas que compõem uma sociedade. Esse movimento é especialmente significativo para os grupos sociais marginalizados, que historicamente foram excluídos do currículo escolar e da cultura nacional dominante.

O enunciado da questão destaca que os currículos multiculturais não apenas dão espaço aos diversos grupos culturais, mas também criticaram o pensamento marxista, que via a dinâmica de classe como a única variável na reprodução das desigualdades sociais. Portanto, o multiculturalismo pode ser entendido como um instrumento de luta política, pois procura visibilizar e valorizar culturas que foram historicamente marginalizadas, proporcionando uma educação mais inclusiva e equitativa.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - é um apoio ao pensamento marxista.

Essa alternativa está incorreta porque o enunciado já deixou claro que o multiculturalismo faz uma crítica ao pensamento marxista, não o apoia. O multiculturalismo questiona a visão marxista que foca apenas na dinâmica de classes, ampliando a discussão para outras formas de desigualdade social, como as culturais.

B - é uma crítica aos grupos marginalizados.

Essa alternativa também está incorreta. O multiculturalismo, na verdade, busca reconhecer e representar esses grupos marginalizados, promovendo maior inclusão e equidade. Portanto, não se trata de criticá-los, mas de valorizá-los.

D - é uma crítica aos micropoderes.

Embora o multiculturalismo possa envolver uma crítica a várias formas de poder e dominação, o termo "micropoderes" não é o foco principal. Essa alternativa está incorreta porque desvia do ponto central que é a reivindicação e valorização das culturas marginalizadas.

E - é um movimento de reivindicação dos grupos hegemônicos.

Essa alternativa está incorreta pois o multiculturalismo é exatamente o oposto: é um movimento que busca dar voz e espaço aos grupos que não são hegemônicos, ou seja, aqueles que foram historicamente marginalizados. Grupos hegemônicos já possuem representação e poder, portanto não se enquadram no objetivo do multiculturalismo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo