MJS, sexo feminino, 38 anos, chega ao ambulatório de fisiote...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069652 Fisioterapia
MJS, sexo feminino, 38 anos, chega ao ambulatório de fisioterapia queixando-se de dor, dormência e formigamento em ambas as mãos, porém os sintomas eram mais intensos na mão direita, além de dificuldades de manusear objetos. Os sintomas tiveram início há um ano e tem piorado nos últimos meses e sem períodos de melhora, mesmo após o tratamento clínico.
Com base nesse relato, qual das condições clínicas listadas abaixo NÃO indica a necessidade de encaminhamento dessa paciente para a neurocirurgia ou ortopedia ou cirurgia da mão?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Suspeita de cisto sinovial com dor leve persistente, mas que não causa prejuízo funcional.

Vamos entender melhor a questão e o raciocínio por trás da escolha da alternativa correta.

A questão descreve uma paciente de 38 anos com sintomas de dor, dormência e formigamento nas mãos, mais intensos na mão direita, e dificuldades de manusear objetos. O quadro clínico sugere uma condição neurológica ou ortopédica que pode necessitar de encaminhamento para neurocirurgia, ortopedia ou cirurgia da mão.

Análise das alternativas:

A - Suspeita de síndrome do túnel do carpo com déficit de força objetivo na mão e/ou atrofia tenar: A síndrome do túnel do carpo é uma condição que pode causar compressão do nervo mediano, resultando em dor, dormência e formigamento nas mãos. Quando há déficit de força ou atrofia muscular (como a atrofia tenar), é indicado o encaminhamento para uma avaliação mais aprofundada, possivelmente necessitando intervenção cirúrgica.

B - Suspeita de cisto sinovial com dor leve persistente, mas que não causa prejuízo funcional: Cistos sinoviais são protuberâncias cheias de líquido que podem aparecer nas articulações ou tendões. Embora possam causar dor e desconforto, cistos sinoviais com dor leve persistente e sem prejuízo funcional significativo geralmente não requerem encaminhamento imediato para cirurgia. Este é o caso que não indica necessidade de encaminhamento imediato.

C - Suspeita de síndrome do túnel do carpo com déficit sensitivo contínuo por 3 meses (persistente, que não apresenta períodos de melhora dos sintomas sensitivos): A persistência dos sintomas sensitivos por um período prolongado, sem melhora, pode indicar uma compressão severa do nervo mediano. Nesses casos, é importante considerar a avaliação por um especialista para possíveis intervenções.

D - Suspeita de tenossinovite de De Quervain sem melhora com o tratamento clínico otimizado: A tenossinovite de De Quervain é uma inflamação dos tendões do polegar, causando dor e inchaço. Quando não há melhora com o tratamento clínico, pode ser necessário encaminhamento para avaliação cirúrgica.

E - Suspeita de dedo em gatilho sem melhora com o tratamento clínico otimizado: O dedo em gatilho ocorre quando o dedo fica preso em uma posição dobrada devido à inflamação dos tendões. Se o tratamento clínico não é eficaz, o encaminhamento para cirurgia pode ser necessário.

Para resolver essa questão, o candidato precisa compreender os critérios clínicos que podem indicar a necessidade de encaminhamento para cirurgia em condições ortopédicas e neurológicas. A leitura atenta e o conhecimento sobre as indicações de cirurgias específicas são fundamentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não vi relação do casso clinico com cisto sinovial, o que daria margem de recurso para a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo