Uma viga metálica de seção I, cujo vão tem 5,0 m e tensão ad...
Considerando-se que a viga é isostática e apoiada em suas extremidades, determine a máxima carga p uniformemente distribuída (valor característico) que poderá ser aplicada à viga.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A tensão normal máxima (σmáx) devido à flexão é calculada pela equação a seguir:
Em que Mmáx é o momento fletor máximo; ymáx é a distância máxima entre o centro gravitacional da seção transversal e a fibra mais tracionada; e I é o momento de inércia de área da seção transversal.
Para vigas biapoiadas com carregamento distribuído, o momento máximo (Mmáx) ocorre no meio do vão e é calculado pelo produto entre a intensidade do carregamento distribuído (p) e o vão (L) ao quadrado dividido por 8:
Por sua vez, para seções transversais retangulares e simétricas, a distância máxima entre o centro gravitacional da seção transversal e a fibra mais tracionada é igual a metade da altura da seção transversal. Assim:
Por fim, o momento de inércia de área (I) foi dado pelo enunciado. Desse modo, resulta que a tensão normal máxima (σmáx) é:
Admitindo que a tensão máxima é de 180 MPa = 180.000 kN/m², isolando a intensidade do carregamento uniformemente distribuído (p) na expressão acima e substituindo os dados fornecidos pelo enunciado, resulta que:
Portanto, a máxima carga uniformemente distribuída que poderá ser aplicada à viga é p = 10,56 kN/m. Logo, a alternativa B está correta.
Gabarito do professor: letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mmax = qL²/8 = q*500²/8 = 31,25q
Tadm = M*y/I = 31,25q * 15 / 2750
180 = 0,17 q
q = 10,56 KN/m
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo