Analise as proposições a seguir, referentes ao projeto de es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2023 - UFLA - Engenheiro Civil |
Q2220189 Engenharia Civil
Analise as proposições a seguir, referentes ao projeto de estruturas de alvenaria estrutural, conforme a ABNT NBR 16868-1 (2020).
I - A amarração direta entre paredes, padrão de ligação de paredes por intertravamento de blocos ou tijolos, é obtida com a interpenetração alternada de 33% das fiadas de uma parede na outra, ao longo das interfaces comuns.
II - Área líquida é a área de um componente (bloco) ou elemento (parede), na qual considera-se apenas a região em que a argamassa de assentamento é distribuída, descontada a existência dos vazios.
III - Quando especificado o graute, sua influência na resistência da alvenaria deve ser verificada em laboratório, nas condições de sua utilização, sendo a sua resistência à compressão característica com valor mínimo de 15 MPa.
IV - A resistência característica de compressão simples da alvenaria, fk, deve ser determinada com base no ensaio de paredes, podendo, para o caso de blocos com 19 cm de altura e juntas com 1,0 cm de espessura, esse valor ser estimado como 85% da resistência característica de compressão simples do prisma, fpk
V - Se um elemento de alvenaria estrutural for construído com argamassamento parcial e se a resistência for determinada a partir de elementos com argamassamento total, a resistência característica à compressão simples da alvenaria deve ser corrigida por um fator igual a 0,80.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 

Primeiramente é importante conceituar que a alvenaria consiste em paredes/estruturas confeccionadas por meio da solidarização de blocos e tijolos com argamassa. Elas dividem-se em dois tipos: alvenaria de vedação e alvenaria estrutural.

 

A alvenaria estrutural, como o próprio nome sugere, é formada por blocos com funções estruturais para resistirem ao seu peso próprio e aos demais esforços da edificação, além de atuarem isolando e fechando ambientes. A NBR 16868 (ABNT, 2020) é a norma técnica brasileira, dividida em cinco partes, que norteia o projeto em alvenaria estrutural.

 

Por sua vez, a alvenaria de vedação não tem função estrutural, sendo responsável por isolar e fechar os ambientes e resistir ao seu peso próprio.

 

As principais vantagens da alvenaria estrutural são:

 

- Redução do tempo de execução;

- Economia no custo da obra em relação ao sistema convencional de concreto armado;

- Flexibilidade e versatilidade na arquitetura e no layout;

- Maior controle e coordenação;

- Facilidade de integração com outros subsistemas;

- Racionalidade na obra;

- Redução de desperdícios.

 

Por sua vez, as principais desvantagens da alvenaria estrutural são:

 

- Dificuldade de improvisações;

- Existência de limitações para grandes vãos.

 

Analisando as afirmativas sobre alvenaria estrutural separadamente com base na NBR 16868-1 (ABNT, 2020), verifica-se que:

 

- A afirmativa I está errada. Por meio do seu item 3.1, a NBR 16868-1 (ABNT, 2020) define a amarração direta de paredes como o “padrão de ligação de paredes por intertravamento de blocos ou tijolos, respeitando a superposição em toda a espessura". Nesse item, constam ainda as seguintes notas:

 

 “NOTA 1 O comprimento de superposição tem no mínimo 9 cm e no mínimo 1/4 do comprimento dos blocos ou tijolos.

 

NOTA 2 A amarração direta de paredes é obtida com a interpenetração alternada de 50 % das fiadas de uma parede na outra ao longo das interfaces comuns";

 

- A afirmativa II está errada. Por meio do seu item 3.6, a NBR 16868-1 (ABNT, 2020) define a área líquida como a “área de um componente ou elemento, com desconto das áreas dos furos e vazados". A NBR 16868-1 (ABNT, 2020), nos itens 3.4 e 3.5, define também as seguintes áreas:

 

- Área bruta: "área de um componente ou elemento, considerando-se as suas dimensões externas e desprezando-se a existência dos furos e vazados";

 

- Área efetiva: "parte da área líquida de um componente ou elemento, sobre a qual efetivamente é disposta a argamassa adicionada à área grauteada".

 

Logo, tem-se que o enunciado descreveu a área efetiva;

 

- A afirmativa III está correta. Nos parágrafos 1º e 2º do item 6.1.3 da NBR 16868-1 (ABNT, 2020), consta que:

 

“Quando especificado o graute, sua influência na resistência da alvenaria deve ser verificada em laboratório, nas condições de sua utilização.

 

A avaliação da influência do graute na compressão deve ser feita mediante o ensaio de compressão de prismas, pequenas paredes ou paredes."

 

- A afirmativa IV está errada. A NBR 16868-1 (ABNT, 2020), por meio do seu item 6.2.2.3, parágrafos 1º e 2º, estabelece que:

 

“A resistência característica à compressão simples da alvenaria fk deve ser determinada com base no ensaio de paredes (ver ABNT NBR 16868-3).

 

No caso de alvenaria de blocos de 190 mm de altura e junta de argamassa de 10 mm, esse valor pode ser estimado como 70 % da resistência característica de compressão simples de prisma fpk ou 85 % da pequena parede fppk."

 

- A afirmativa V está correta. No 5º parágrafo do item 6.2.2.3 da NBR 16868-1 (ABNT, 2020) consta que: “Se as juntas horizontais forem assentadas com argamassa parcial (argamassa horizontal disposta apenas sobre as paredes longitudinais dos blocos) e se a resistência for determinada com base no ensaio de prisma ou pequena parede, moldados com a argamassa aplicada em toda a área líquida dos blocos, a resistência característica à compressão simples da alvenaria deve ser corrigida pelo fator 0,80".

 

Portanto, apenas as afirmativas III e V estão corretas. Assim, a alternativa C deve ser assinalada.

 

Gabarito do professor: letra C.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16868-1: Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBR 16868-1

3.1

Amarração direta de paredes: padrão de ligação de paredes por intertravamento de blocos ou tijolos, respeitando a superposição em toda a espressura. É obtida com a interpenetração alternada de 50% das fiadas de uma parede na outra, ao longo das interfaces comuns.

3.6

Área líquida: área de um componente ou elemento, com desconto das áreas dos furos e vazados

6.2.2.3

A resistência característica de compressão simples da alvenaria, fk, deve ser determinada com base no ensaio de paredes, podendo, para o caso de blocos com 19 cm de altura e juntas com 1,0 cm de espessura, esse valor ser estimado como 70% da resistência característica de compressão simples do prisma, fpk ou 85% da pequena parede, fppk.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo