Nos Estados em que o efetivo militar seja inferior a 20.000 ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q204115 Direito Constitucional
Nos Estados em que o efetivo militar seja inferior a 20.000 (vinte mil) integrantes, a Justiça Militar Estadual de 2º (segundo) grau é constituída:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Pelo Tribunal de Justiça.

Para compreender a questão, é necessário um conhecimento sobre a organização da Justiça Militar nos Estados. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 125, § 3º, nos Estados e no Distrito Federal, a Justiça Militar é organizada com competência para processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares.

A Justiça Militar Estadual é composta por um juiz de direito em primeiro grau e, nos Estados onde houver, pelo Tribunal de Justiça Militar em segundo grau. Contudo, a Constituição prevê uma particularidade: nos Estados onde o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar for inferior a vinte mil integrantes, não haverá Tribunal de Justiça Militar. Nesses casos, as funções de segundo grau serão exercidas pelo próprio Tribunal de Justiça do respectivo Estado. É o que diz o artigo 125, § 4º da Constituição.

Portanto, a alternativa E está correta porque ela está alinhada com a Constituição Federal, que estabelece que, nos Estados com efetivo militar abaixo de 20.000, não se constituem Tribunais de Justiça Militar estaduais e as funções de segundo grau são de responsabilidade do Tribunal de Justiça comum.

As outras alternativas estão incorretas porque:

  • O Conselho de Justiça não é um órgão de segundo grau na Justiça Militar Estadual.
  • O Tribunal de Justiça Militar só existe nos Estados com efetivo militar superior a 20.000 integrantes.
  • O Conselho de Justiça Militar não corresponde a uma instância de segundo grau.
  • O Superior Tribunal Militar é um órgão de cúpula da Justiça Militar da União, não tendo competência nos Estados.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o funcionamento da Justiça Militar Estadual. Lembre-se de consultar a Constituição para fortalecer seu entendimento sobre a estrutura do Poder Judiciário e suas especificidades.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Resposta correta letra "E", conforme art. 125, § 3º da CF:

Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.
[...]
§ 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Gab.: E

Art. 125, § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do TJ, a JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL, constituída, em 1º grau, pelos Juízes de Direito e pelos Conselhos de Justiça e, em 2º grau, pelo próprio TJ, ou TJM nos Estados em que o efetivo militar (PM+CBM) seja SUPERIOR a 20 mil integrantes. (Redação dada EC nº 45, de 2004)

TRIBUNAIS DE JUSTIÇA MILITAR SOMENTE QUANDO EFETIVO MILITAR FOR MAIS DE 20 MIL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo