A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do...
( ) De uma forma geral, a orientação nutricional para o DM2 deve ter como base a alimentação variada e equilibrada. ( ) Em pessoas com DM2 que apresentem sobrepeso ou obesidade, recomenda-se a perda de, no mínimo, 15% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico. ( ) De uma forma geral, é recomendado que pessoas com DM2 sigam uma dieta balanceada, com restrição de carboidratos simples ou refinados de rápida absorção. ( ) Em adultos com DM2, é recomendado o uso de fibras dietéticas na quantidade 14g/1000 kcal, com um mínimo de 25g por dia, para melhorar o controle glicêmico e atenuar hiperglicemia pós-prandial. ( ) A utilização de fórmulas nutricionais especializadas para diabetes (oral ou enteral) pode ser considerada como adjuvantes para melhora do controle glicêmico em pessoas com DM2.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a terapia nutricional no Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Essa questão aborda aspectos fundamentais do tratamento dietoterápico para o controle glicêmico em pacientes com DM2. Para respondê-la, é necessário entender as recomendações nutricionais voltadas para esse grupo.
Alternativa correta: D - V, F, V, V, V
Agora, vamos justificar essa escolha:
- (V) De uma forma geral, a orientação nutricional para o DM2 deve ter como base a alimentação variada e equilibrada.
Justificativa: Uma alimentação variada e equilibrada é fundamental para qualquer plano dietético saudável, especialmente em indivíduos com DM2, pois ajuda a manter o controle glicêmico e a saúde geral. - (F) Em pessoas com DM2 que apresentem sobrepeso ou obesidade, recomenda-se a perda de, no mínimo, 15% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico.
Justificativa: A recomendação geral é uma perda de 5 a 10% do peso corporal inicial para obter benefícios significativos no controle glicêmico, não 15%. - (V) De uma forma geral, é recomendado que pessoas com DM2 sigam uma dieta balanceada, com restrição de carboidratos simples ou refinados de rápida absorção.
Justificativa: Restringir carboidratos simples ajuda a evitar picos glicêmicos, sendo uma prática recomendada na dietoterapia do DM2. - (V) Em adultos com DM2, é recomendado o uso de fibras dietéticas na quantidade 14g/1000 kcal, com um mínimo de 25g por dia, para melhorar o controle glicêmico e atenuar hiperglicemia pós-prandial.
Justificativa: As fibras ajudam a melhorar o controle glicêmico e a reduzir a hiperglicemia pós-refeição, sendo essa uma recomendação comum. - (V) A utilização de fórmulas nutricionais especializadas para diabetes (oral ou enteral) pode ser considerada como adjuvantes para melhora do controle glicêmico em pessoas com DM2.
Justificativa: Essas fórmulas podem ser úteis como complemento na dietoterapia do DM2, auxiliando no controle dos níveis de glicose.
Ao analisar cada afirmação, fica evidente que a alternativa D é a correta, pois as justificativas estão alinhadas com as diretrizes de dietoterapia para DM2.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V, F, V, V, V.
É RECOMENDADO perder, no mínimo, 5% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico.
resp. D
Ao meu ver recomendação de fibras está incorreta sendo no DM2 20 a cada 1000 14 seria na DM1
As recomendações estão baseadas nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes versão 2022. Esta correta a recomendação de fibras para DM2, segue a recomedação da diretriz atualizada.
A recomendação de fibras para DM II é de 20g/dia para cada 1.000 kcal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo