Assinale a alternativa em que a frase apresenta a relação c...
Leia o texto “Procura-se restaurante sem TV”, para responder
à questão.
No fim de semana passado, fui com a família a um dos nossos restaurantes prediletos. É um desses lugares com cardápio gigante e pratos idem, ideal para um almoção de domingo. Um dos atrativos do lugar é um agradável jardim com mesas ao ar livre. O jardim é a parte do restaurante preferida por famílias. Fica cheio de crianças nos fins de semana.
Ao chegar, tivemos uma surpresa: o restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim, com caixas de som espalhadas por todo o lugar. A TV exibia – juro – um programa sobre o cultivo de orégano.
Somos clientes antigos do lugar. Vamos tanto que até conhecemos os donos. Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho.
“Cansei de perder clientes porque não tínhamos TV”, disse um dos proprietários. “Tem gente que chega aqui, pergunta se tem TV e, quando digo que não, vai embora.”
Triste, mas verdadeiro: achar um restaurante sem TV está ficando cada vez mais difícil. Entendo que um restaurante de PF ou de almoço comercial tenha TV nas paredes para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior. É claro que já fui com amigos a bares para assistir a jogos. Ninguém é contra a televisão. Mas não consigo entender como uma família prefere ficar vendo um programa sobre plantação de orégano a conversar.
Nosso almoço foi uma depressão só: o som do programa impedia qualquer tentativa de comunicação. Era impossível escapar do barulho da TV, já que as caixas cobriam toda a área do lugar.
O pior é que o dono do restaurante tinha razão: as famílias pareciam estar gostando do programa. Na mesa ao lado, um casal passou o almoço todo sem trocar uma palavra, aparentemente hipnotizado pelas informações sobre a melhor época para plantar orégano.
Perdemos outro de nossos restaurantes favoritos. Uma pena. Mas tenho certeza de que o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta.
(André Barcinski, Folha de S.Paulo, 09.05.2012. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a correlação entre tempos verbais, é importante conhecer a relação entre as ações expressas pelos verbos. A alternativa correta demonstra essa relação de forma clara, indicando que o casal havia passado o almoço todo sem interagir, como se estivesse hipnotizado, mantendo a coerência temporal entre os eventos descritos.
Regras de Correlação Verbal:
- O Presente do Subjuntivo se correlaciona com o Futuro do Presente do Indicativo. Exemplo: Se ele estudar, ele passará.
- O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo se correlaciona com o Futuro do Pretérito do Indicativo. Exemplo: Se ele estudasse, ele passaria.
- O Futuro do Subjuntivo se correlaciona com o Futuro do Presente do Indicativo. Exemplo: Quando ele estudar, ele passará.
Atenção: A alternativa correta apresenta o uso do Pretérito Mais-Que-Perfeito do Indicativo (havia passado) para indicar uma ação concluída no passado antes de outra ação também passada, combinado com o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (estivesse) para expressar uma condição ou hipótese naquele momento. Isso respeita a harmonia entre os tempos verbais.
Portanto, o gabarito da questão é a alternativa A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PRETÉRITO IMPERFEITO
se ele estivesse = um casal
havia passado = Pretérito Imperfeito do modo Indicativo
se estivesse= Pretérito do modo subjuntivo
as duas mantem o mesmo tempo verbal ambas no Pretérito
Não dá para substituir o verbo haver por existir, acontecer ou ocorrer. Quando isso acontecer substitua pelo verbo ter e veja como fica.
Na mesa ao lado, um casal TINHA passado o almoço todo sem trocar palavra, como se estivesse hipnotizado pelas informações sobre o plantio de orégano
Perceba que não dá para colocar o tinham só o tinha então o verbo haver fica no singular.
GABARITO LETRA A
BONS ESTUDOS.
GABARITO A
Havia passado -- como se estivesse
Havia = pretérito perfeito do indicativo
Estivesse = Modo subjuntivo pretérito imperfeito
Não precisa conhecer a fundo verbos, basta entender o sentido que a frase original passa e buscar uma semelhante:
Na mesa ao lado, um casal passou o almoço todo sem trocar uma palavra, aparentemente hipnotizado pelas informações sobre a melhor época para plantar orégano. (Original extraído do texto)
Um casal passou.... - indica um fato concluído
...aparentemente hipnotizado pelas informações... - indica uma suposição no presente
a - Na mesa ao lado, um casal havia passado (Fato concluído) o almoço todo sem trocar palavra, como se estivesse (suposição no presente) hipnotizado pelas informações sobre o plantio de orégano.
b - Na mesa ao lado, um casal estava passando (Fato acontecendo) o almoço todo sem trocar palavra, como se esteve (suposição no pretérito) hipnotizado pelas informações sobre o plantio de orégano.
c - Na mesa ao lado, um casal terá passado (Fato que poderá acontecer) o almoço todo sem trocar palavra, como se estará (suposição no futuro) hipnotizado pelas informações sobre o plantio de orégano.
d - Na mesa ao lado, um casal passara (Fato que aconteceu antes de outro) o almoço todo sem trocar palavra, como se estiver (suposição no infinito, essa eu não tenho certeza mas a frase fica sem sentido) hipnotizado pelas informações sobre o plantio de orégano.
e - Na mesa ao lado, um casal passará (Fato que vai acontecer) o almoço todo sem trocar palavra, como se estaria hipnotizado (suposição no pretério, essa eu também não tenho certeza mas a frase fica sem sentido) pelas informações sobre o plantio de orégano.
Mesmo não conhecendo tudo sobre verbos, mas tendo uma noção é possível resolver.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo