A avaliação no âmbito da Política Nacional de Humanização, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPB Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPB - Psicólogo |
Q1375180 Psicologia
A avaliação no âmbito da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/HumanizaSUS), distingue duas vertentes de direcionamento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê.

A questão está relacionada à Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A PNH busca incorporar práticas de humanização nas instituições de saúde, promovendo a valorização dos diferentes sujeitos da prática de saúde, a participação social e a melhoria da qualidade do atendimento à saúde.

A PNH distingue duas vertentes de direcionamento em suas avaliações:

  • Metodologias de definição de indicadores de monitoramento: Essa vertente foca na criação de critérios e indicadores que permitam o acompanhamento sistemático das ações de humanização. Tais indicadores auxiliam na mensuração da efetividade das práticas implementadas.
  • Pesquisas avaliativas com ênfase no impacto das ações: Aqui, o foco é realizar estudos que avaliem os resultados e o impacto das ações de humanização no contexto dos serviços de saúde, buscando entender como essas práticas influenciam a prestação de serviços e o bem-estar dos usuários.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas:

B - Esta alternativa menciona a satisfação dos usuários e a qualidade de vida dos profissionais. Embora ambos sejam relevantes, não representam as vertentes de avaliação definidas pela PNH. A satisfação dos usuários e a qualidade de vida dos profissionais podem ser consequências das práticas de humanização, mas não são as vertentes de avaliação específicas.

C - Esta alternativa foca na qualidade de vida dos usuários e na formação continuada dos profissionais. Novamente, trata-se de aspectos importantes, mas a formação continuada não é uma vertente de avaliação específica da PNH, e a qualidade de vida dos usuários é um objetivo, não um método de avaliação.

D - A alternativa fala sobre a inclusão da população-alvo e o impacto dos tratamentos propostos. Enquanto o impacto dos tratamentos pode ser uma área de pesquisa avaliativa, a definição de inclusão não está diretamente ligada às vertentes de avaliação da PNH.

E - Esta alternativa menciona indicadores de economia e uso do orçamento federal. Estas áreas são mais relacionadas a políticas de gestão financeira e não fazem parte das vertentes de avaliação da PNH, que se concentra em humanização e impacto das ações.

Em resumo, a alternativa A captura corretamente as vertentes de avaliação da PNH, que são focadas em metodologias de definição de indicadores e pesquisas avaliativas sobre o impacto das ações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

uma que aponta para metodologias de definição de indicadores de monitoramento das ações relacionadas à humanização, e outra para a realização de pesquisas avaliativas com ênfase na busca do impacto das ações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo