Analise a cena de sala de aula descrita e responda em segui...
Na sala de aula da professora Doralice Silva, 1º. Ano do Ensino Fundamental, escola pública, existem vinte e cinco crianças. Dentre estas, três inclusões, sendo um menino com espectro autista, uma menina com deficiência intelectual e um menino com diagnóstico de hiperatividade. Durante o planejamento de uma sequência didática para trabalhar o sistema de escrita alfabética, Doralice considerou a possibilidade de flexibilização curricular para atender a seguinte realidade: três alunos não estão alfabéticos (um aluno encontra-se na hipótese pré-silábica, outro na hipótese de escrita silábica com valor sonoro e o terceiro na hipótese silábico-alfabética). Assinale a alternativa que melhor define a perspectiva teórica correspondente a essas hipóteses ( Pré-silábica; Silábica; Silábico-alfabética e Alfabética).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO e TEBEROSKY, 1979)
A questão trata das fases de aquisição da escrita pelas crianças, com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Esta teoria descreve os estágios pelos quais as crianças passam no processo de aprender a ler e escrever, reconhecendo que o desenvolvimento da escrita não é apenas um processo de memorização, mas sim um processo cognitivo complexo onde a criança constrói progressivamente sua compreensão sobre o sistema alfabético e suas regras.
As hipóteses mencionadas na questão (Pré-silábica, Silábica, Silábico-Alfabética e Alfabética) referem-se a diferentes momentos dessa trajetória de aprendizado. Na hipótese pré-silábica, a criança ainda não estabelece relação entre letras e sons; na hipótese silábica, a criança começa a atribuir valor sonoro a cada letra, mas de maneira ainda não convencional; e na hipótese silábico-alfabética, ela já faz a junção entre a compreensão silábica e a alfabética, caminhando em direção ao entendimento completo do sistema de escrita.
Para resolver essa questão com sucesso, é necessário ter conhecimento sobre as teorias que explicam o processo de aquisição da linguagem escrita por crianças em fase de alfabetização. A alternativa correta é a Letra E, que se refere à Psicogênese da Língua Escrita. Esta teoria é a que melhor se aplica ao contexto descrito na questão, pois é a que trata especificamente das etapas de desenvolvimento da escrita nas crianças, conforme elas evoluem do entendimento pré-silábico até alcançar a alfabetização plena.
As outras teorias apresentadas nas alternativas tratam de conceitos importantes em linguística e educação, mas não estão diretamente relacionadas com o processo de aquisição da escrita como descrito por Ferreiro e Teberosky.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até sua alfabetização:
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
silábica: interpreta de sua maneira, atribuindo valor a cada sílaba;
silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de cada silaba;
alfabética: domina o valor das letras e sílabas.
Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/psicologia-da-aprendizagem-metodo-de-ensino-emilia-ferreiro © Psicologado.com
GABARITO LETRA E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo