Paciente, 73 anos, sexo masculino, é levado ao serviço de e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738399 Enfermagem
Paciente, 73 anos, sexo masculino, é levado ao serviço de emergência com queixa de dispneia/sufoco de início súbito enquanto assistia televisão, mas refere que já havia apresentado episódios de cansaço e falta de ar. Apresenta taquipneia (30/min), respiração acentuada, com discreta cianose perioral, ansiedade, pressão arterial = 180/120 mmHg, frequência cardíaca = 110/minuto. A ausculta pulmonar revela estertores crepitantes bilaterais. O paciente foi diagnosticado com edema agudo de pulmão, medicado e segue consciente, em observação. A prescrição de enfermagem para o adequado posicionamento desse paciente é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a Alternativa D: decúbito dorsal, com cabeceira elevada, na posição sentada e, sempre que possível, membros inferiores pendentes.

Essa questão avalia seus conhecimentos sobre o manejo de pacientes com edema agudo de pulmão. Essa condição requer cuidados específicos para aliviar os sintomas e melhorar a oxigenação.

Justificativa da alternativa correta:

A Alternativa D é correta porque, no edema agudo de pulmão, é importante manter o paciente na posição sentada ou semi-sentada (cabeceira elevada) para favorecer a ventilação e reduzir o retorno venoso ao coração, o que ajuda a diminuir a congestão pulmonar. Deixar os membros inferiores pendentes também pode auxiliar na diminuição do retorno venoso.

Análise das alternativas incorretas:

A - Trendelemburg: Esta posição não é recomendada para pacientes com edema pulmonar, pois aumenta o retorno venoso e pode piorar a congestão pulmonar.

B - Decúbito ventral: Não favorece a expansão pulmonar em casos de edema agudo de pulmão, além de ser uma posição desconfortável para pacientes em insuficiência respiratória.

C - Decúbito dorsal com cabeceira a 30° e pernas elevadas: Elevar os membros inferiores é contraindicado, pois aumenta o retorno venoso ao coração, agravando o edema pulmonar.

E - Decúbito lateral esquerdo: Não é a melhor posição para aliviar os sintomas respiratórios associados ao edema agudo de pulmão.

É importante lembrar que o processo de enfermagem exige decisões baseadas em evidências clínicas e no estado específico do paciente, e a posição do paciente pode ter um impacto significativo no manejo de suas condições clínicas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra D.

 

De acordo com Andrade (2009), o papel da enfermagem no tratamento do edema agudo de pulmão é de fundamental importância para a recuperação dos indivíduos portadores.

 

O tratamento de enfermagem consiste em:

 

Administrar oxigênio para evitar e prevenir hipoxia e dispnéia,

Aspirar secreções se necessário para manter as vias aéreas permeáveis;

Promover diminuição do retorno venoso sentando o doente à beira da cama com as pernas pendentes ,

Posicionar em fowler alto;

Administrar diuréticos para promover a diurese imediata;

Sondar o paciente para controlar débito urinário;

Vigiar sinais de hipovolemia;

 

 

O posicionamento adequado do paciente para promover a circulação ajuda a reduzir o retorno venoso para o coração. O paciente fica posicionado ereto, preferivelmente com as pernas pendendo na lateral do leito. Isso apresenta um efeito imediato de diminuir o retorno venoso, abaixando o débito do ventrículo direito e reduzindo a congestão pulmonar. Se o paciente for incapaz de sentar-se com os membros inferiores pendentes, ele pode ser colocado em uma posição ereta no leito

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo