Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-soco...
Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.
Com referência a esse caso clínico, julgue o item que se segue.
Existem formas variantes descritas na literatura médica sobre
a doença apresentada nessa paciente, incluindo encefalite de
tronco cerebral.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Este caso clínico é sugestivo da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma condição neurológica autoimune aguda que se caracteriza pela fraqueza muscular progressiva e arreflexia. A paciente descrita apresenta sintomas típicos dessa síndrome, como dormência e fraqueza muscular simétrica que se agravam ao longo do tempo. A associação dos sintomas com um episódio prévio de diarreia sugere uma infecção antecedente, comumente associada à SGB, frequentemente por Campylobacter jejuni.
O enunciado da questão menciona formas variantes da doença, incluindo a encefalite de tronco cerebral. Isso está correto, pois a literatura médica descreve diversas variantes da SGB. Uma dessas variantes é a Síndrome de Miller Fisher, que pode cursar com sintomas de encefalite de tronco cerebral, além de oftalmoplegia, ataxia e arreflexia. Estas variantes reforçam a diversidade de apresentações clínicas da SGB.
A alternativa C é correta porque a SGB realmente possui variantes que podem afetar diferentes partes do sistema nervoso, incluindo o tronco cerebral.
Já a alternativa E - errado, se fosse considerada, não justificaria a questão, pois ignora a existência bem documentada dessas variantes na literatura médica. Dado o contexto clínico apresentado e o conhecimento atual da síndrome, afirmar que não existem tais variantes estaria incorreto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo