Dados os itens seguintes, sobre atos administrativos, I. O ...
Dados os itens seguintes, sobre atos administrativos,
I. O princípio do paralelismo das formas e das formalidades indica que, em regra, a forma e a formalidade necessária para o surgimento do ato são as mesmas que devem ser cumpridas quando da sua extinção.
II. Competência é improrrogável e intransferível, salvo disposição legal expressa.
III. O motivo é o evento do mundo empírico que permite ou exige a prática do ato administrativo.
IV. A finalidade basilar de todo ato administrativo é a consecução do interesse público primário.
V. Não são atributos do ato administrativo: presunção de legitimidade, imperatividade, exigibilidade, autoexecutoriedade.
verifica-se que estão corretas
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta, B
A única errada é o item V, porque:
Ao contrário do que afirma a questão, os atributos do ato administrativo são:
Presunção de Legitimidade => os atos administrativos são considerados válidos até que se prove o contrário => presunção relativa e não absoluta.
Imperatividade => os atos administrativos podem ser impostos as pessoas mesmo que sem a sua concordância. Em outras palavras => a Imperatividade é o poder que os atos administrativos possuem de impor obrigações unilateralmente aos administrados, independentemente da concordância destes.
Exigibilidade => também conhecido como Coercibilidade => é o poder que os atos administrativos possuem de serem exigidos quanto ao seu cumprimento, sob ameaça de sanção => Vai além da imperatividade, pois traz uma coerção para que se cumpra o ato administrativo => a exigibilidade e a imperatividade podem nascer no mesmo instante cronológico ou primeiro a obrigação e depois a ameaça de sanção, assim a imperatividade é um pressuposto lógico da exigibilidade.
Autoexecutoriedade => os atos administrativos podem ser praticados imediatamente e, como regra geral, não necessitam de prévia autorização de outros poderes para sua concretização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo