Ao introduzir um livro no qual estudará o efeito das publica...
As questão abaixo refere-se ao texto seguinte − parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
[Linguagens e culturas]
Este livro estuda as modificações que se deram na cultura das classes populares ao longo das últimas décadas, de modo especial aquelas que podem ser atribuídas à influência das publicações de massa. Creio que obteríamos resultados muito semelhantes caso tomássemos como exemplos algumas outras formas de comunicação, como o cinema, o rádio ou a televisão.
Penso que tenho sempre tentado dirigir-me principalmente ao “leitor comum” sério ou “leigo inteligente” de qualquer classe social. Não significa isto que eu tenha tentado adotar qualquer tom de voz específico, ou que tenha evitado o uso de quaisquer termos técnicos, para só empregar expressões banais. Escrevi tão claramente quanto o permitiu a minha compreensão do assunto, e apenas usei termos técnicos quando me pareceram susceptíveis de se tornarem úteis e sugestivos.
O “leigo inteligente” é uma figura vaga, e a popularização uma tarefa perigosa; mas parece-me que aqueles de nós que consideram uma urgente necessidade escrever para ele devem continuar a tentá-lo. Porque um dos mais nefastos aspectos da nossa condição cultural é a divisão entre a linguagem dos peritos e o nível extraordinariamente baixo daquela utilizada nos órgãos de comunicação de massa.
(Adaptado de: HOGGART, Richard. As utilizações da cultura. Trad. de Maria do Carmo Cary. Lisboa: Editorial Presença, 1973.)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na apresentação de seu livro, o autor expressa uma preocupação com a forma como se comunica com o público leitor. Ele destaca que não busca adotar um tom de voz específico nem restringir o uso de termos técnicos. Pelo contrário, ele utiliza termos técnicos quando julga que eles possam ser úteis e esclarecedores para o entendimento do tema. Isso reflete um equilíbrio entre evitar expressões demasiadamente simplificadas e a utilização de uma linguagem acessível, sem excluir a profundidade técnica quando necessária.
Portanto, o autor tem o cuidado de escrever de maneira clara, levando em consideração a compreensão do assunto, e faz uso de termos técnicos de forma seletiva, com o intuito de contribuir para a clareza e sugestão do conteúdo apresentado. Ele não se limita a uma linguagem simplista, mas também não busca uma terminologia excessivamente complexa sem justificativa.
Com base nessa análise, o gabarito correto é a alternativa B, que indica que o autor está atento à complexidade da linguagem a ser utilizada, buscando evitar tanto uma terminologia técnica desnecessária quanto expressões exageradamente simplificadoras.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
discordo deste gabarito pela seguinte passagem do texto:
"... NÃO SIGNIFICA isto que eu tenha tentado adotar qualquer tom de voz específico, ou que tenha evitado o uso de quaisquer termos técnicos, para só empregar expressões banais. Escrevi tão claramente quanto o permitiu a minha compreensão do assunto, e apenas usei termos técnicos quando me pareceram susceptíveis de se tornarem úteis e sugestivos."
Entendi que o autor do texto NÃO se preocupou em evitar a utilizar qualquer termo técnico mas, sim, fará uso dele quando parecer ser necessário. A alternativa B informa que o autor procurou evitar utilizar termo técnico mas não foi isto que o texto disse.
Cabe um recurso neste questão. Pois, repito, que não tem no texto nenhuma informação que indica que o autor evitará termo A ou B, muito pelo contrário, ele usará quando lhe parecer útil e necessário.
Letra B.
Não significa isto que eu tenha tentado adotar qualquer tom de voz específico, ou que tenha evitado o uso de quaisquer termos técnicos, para só empregar expressões banais. Escrevi tão claramente quanto o permitiu a minha compreensão do assunto, e apenas usei termos técnicos quando me pareceram susceptíveis de se tornarem úteis e sugestivos.
O seja, inicialmente o autor se preocupa com a complexidade da linguagem.
*
"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. "Romanos 12:10
Quero uma explição, da FCC, sobre essa questão na minha mesa hoje até as 16hrs ¬¬
Porque um dos mais nefastos aspectos da nossa condição cultural é a divisão entre a linguagem dos peritos e o nível extraordinariamente baixo daquela utilizada nos órgãos de comunicação de massa.
A divisão entre uma linguagem dos peritos (técnica) e a linguagem dos órgãos de comunicação de massa (simples, do povão)... está aí a tese do texto que a FCC buscava na questão.
Concordo com Kleyton Muniz.
O único motivo pelo qual não marquei a alternativa B foi o abordado pelo nosso colega.
Mas enfim!!!!!!!!!!
GABARITO B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo