Sobre SOA é INCORRETO afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - "Quando se utiliza SOA, todos os aplicativos desenvolvidos em uma corporação devem ser implementados de forma que possam prover serviços que permitirão a integração de componentes de uma única plataforma".
Vamos entender por que essa alternativa é incorreta e esclarecer as demais:
Alternativa A: INCORRETA. Em uma arquitetura orientada a serviços (SOA), a principal ideia é que os serviços sejam interoperáveis, ou seja, que possam funcionar em diferentes plataformas e ambientes. A exigência de que todos os aplicativos sejam desenvolvidos para uma única plataforma vai contra a essência da SOA, que visa justamente a flexibilidade e a independência de tecnologia.
Alternativa B: CORRETA. Web Services, de fato, são métodos remotos publicados na Web que utilizam o protocolo SOAP e XML para expor funcionalidades de aplicativos diversos. Isso permite que qualquer outro aplicativo ou dispositivo que utilize HTTP possa consumir esses serviços. Essa definição é precisa e está de acordo com os princípios de SOA.
Alternativa C: CORRETA. Em SOA, o versionamento dos serviços é uma prática importante. A consideração sobre o tempo durante o qual as diferentes versões de um serviço devem ser mantidas em funcionamento é crucial para garantir a continuidade dos serviços e a compatibilidade com os consumidores que ainda utilizam versões antigas.
Alternativa D: CORRETA. O versionamento assume que múltiplas versões de um serviço podem coexistir. Isso inclui não apenas as operações do serviço, mas também suas diferentes implementações. Isso é fundamental para evoluir os serviços sem causar interrupção ou incompatibilidade imediata com os consumidores que dependem deles.
Alternativa E: CORRETA. A autonomia é um dos conceitos-chave de SOA. A possibilidade de distribuir, modificar e manter serviços de forma independente é crucial para a flexibilidade e a escalabilidade, permitindo que novos recursos sejam adicionados ou alterados sem impactar significativamente outros sistemas ou consumidores do serviço.
Com isso, fica claro que a alternativa A está incorreta, pois contraria a premissa fundamental da SOA de independência de plataforma e interoperabilidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- a) ERRADO Quando se utiliza SOA, todos os aplicativos desenvolvidos em uma corporação NÃO
devem ser implementados de forma que possam prover serviços que permitirão a integração de componentes de uma única plataforma
Vou complementar os comentários com base em outra questão aqui do site a Q14571. Alguns dos princípios chave da orientação a serviços são:
- Reuso - a lógica é divida em serviços com a intenção de promover o reuso.
- Autonomia - os serviços têm controle sobre a lógica que encapsulam.
- Abstração - o serviço "esconde" do mundo exterior qualquer lógica que não conste de seu contrato.
- Baixo acoplamento - os serviços mantêm relacionamentos que minimizam dependências e somente requerem que eles "saibam" da existência dos demais.
Acho que o erro da alternativa A está em afirmar a integração de componentes de uma única plataforma.
Fiquei até um pouco confuso pois pensei na ESB como plataforma de integração mas acho que a afirmativa fala em alto acoplamento o que estaria incorreto.
É pessoal essa é a FCC hehe
Abs!
p. 37
Rather than trying to boil the ocean, the team picked out a few
Don’t try to boil the ocean. Don’t attempt to do everything
p. 55
Pelo contrário. Um dos principais objetivos da SOA é justamente a integração entre componentes independentemente da plataforma utilizada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo