T.I.C., 45 anos, em internação hospitalar para realização d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624495 Enfermagem
T.I.C., 45 anos, em internação hospitalar para realização de remoção de tumor em intestino grosso passará por colostomia. Paciente relata desânimo e recusa-se a ler o material sobre o procedimento que será realizado. O enfermeiro especialista em saúde mental é chamado para interconsulta, com o objetivo de resolver o conflito para seguimento do regime terapêutico.
O enfermeiro, exercendo atitude empática e medidas terapêuticas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde mental.

O enfermeiro em interconsulta, exercendo atitude empática e medidas terapêuticas avalia as informações e conhecimentos do paciente sobre o procedimento, sentimentos e emoções relacionadas, estimula a expressão livre de sentimentos para que o paciente aceite apoio, dando suporte ao enfrentamento do procedimento e estimula-o verbalizar dúvidas e dificuldades (Letra B). O fato dele não ler pode ser por ele já saber o que vai ocorrer.


A) Incorreto. O enfermeiro deve preocupar-se com o paciente em todos os sentidos (procedimento cirúrgico, angustias, duvidas, incertezas) e não deve sugerir que um familiar leia e assine a documentação necessária, pois o paciente é autônomo e ele deve fazer.



B) Correto.



C) Incorreto. Expõe verbalmente as informações contidas no material se o paciente assim quiser. Fornecer informação sem interesse do paciente não auxilia em nada. O resultado esperado para o tratamento do paciente é a adesão do paciente ao regime terapêutico prescrito, bem como promover conhecimento a respeito de seu processo saúde-doença.


D) Incorreto. Expõe verbalmente as informações contidas no material se o paciente assim quiser. O estimulo para que seus familiares participem do processo ocorrera se for da vontade do paciente. Nunca deve ser colocado opiniões sobre a imagem corporal do paciente, pois isso não é suporte ao enfrentamento do procedimento.

E) Incorreto. O enfermeiro deve preocupar-se com o paciente em todos os sentidos (procedimento cirúrgico, angustias, duvidas, incertezas). Todas orientações devem ser fornecidas como orientações sobre cuidados e rotina no pós-operatório e estimula verbalização de dúvidas e dificuldades. 


 

 

Resposta do Professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, pois o enfermeiro deve avaliar as informações e conhecimentos do paciente sobre o procedimento, sentimentos e emoções relacionadas, estimulando a expressão livre de sentimentos para que o paciente aceite apoio, dando suporte ao enfrentamento do procedimento e estimulando-o a verbalizar dúvidas e dificuldades. É importante que o paciente seja ouvido e que tenha a oportunidade de expressar seus medos e receios. Dessa forma, o enfermeiro pode fornecer informações precisas e adequadas, além de fornecer apoio emocional e reduzir a ansiedade. A adesão do paciente ao regime terapêutico prescrito depende da sua compreensão e aceitação do procedimento, e isso só pode ser alcançado por meio de uma abordagem empática e terapêutica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo