Em gestão de projetos, aqueles que operam em ambientes técn...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C - rotineiros.
Vamos entender o contexto da questão. Em gestão de projetos, a complexidade do ambiente em que se opera é um fator crucial para determinar a abordagem e as estratégias de gerenciamento. Ambientes técnicos e de negócios de baixa complexidade são geralmente caracterizados por tarefas e operações que se repetem de maneira previsível e consistente. Esses ambientes são chamados de rotineiros, pois os projetos são repetitivos e não apresentam grandes desafios ou variabilidades.
A seguir, vou explicar porque as outras alternativas são incorretas:
A - desafiadores: Essa alternativa está incorreta porque projetos desafiadores operam em ambientes de alta complexidade, onde há muitas incertezas e dificuldades a serem superadas, o que não corresponde à descrição de ambientes de baixa complexidade.
B - contínuos: Embora o termo "contínuos" possa sugerir algo que acontece regularmente, ele não é o termo específico utilizado para descrever projetos em ambientes de baixa complexidade. A continuidade refere-se mais a processos que não têm um início e fim definidos, o que não é o foco aqui.
D - externos: Projetos externos geralmente se referem àqueles que envolvem partes interessadas fora da organização principal, ou que são realizados fora do ambiente interno da empresa. Isso não se relaciona diretamente com a complexidade técnica ou de negócios mencionada na questão.
Portanto, a melhor definição para projetos em ambientes de baixa complexidade é rotineiros, pois eles são previsíveis e seguem procedimentos estabelecidos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: Letra C
rotineiros.
essa eu chutei
Quem tiver o embasamento teórico dessa questão posta nos comentários...
O Prof. Marcos André (TEC) propôs a anulação dessa questão:
Gabarito Oficial: Letra C.
Gabarito Proposto: ANULADA.
A questão alvo de nossa análise é passível de anulação, pois a grande maioria das obras que abordam o tema “gestão de projetos” não mencionam a possiblidade de projetos serem rotineiros. Pelo contrário, segundo o PMBOK (6ª Edição), PROJETO é um esforço TEMPORÁRIO empreendido para CRIAR um produto, serviço ou RESULTADO ÚNICO. Essa definição implica que os projetos devem possuir um prazo limitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente daquele produzido no curso da rotina operacional (Jefferson de Souza Pinto, 2012).
Por outro lado, são os PROCESSOS (e não os projetos) que possuem características de operarem em ambientes técnicos e de negócios de baixa complexidade.
Portanto, reiteramos:
Gabarito Oficial: Letra C.
Gabarito Proposto: ANULADA.
Referências bibliográficas:
MONTALVÃO, E. Gerenciamento de Projetos. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017.
SOUZA PINTO, J. Variáveis dos Atributos Complexidade e Incerteza em Projetos: proposta de criação de Escala de Mensuração. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Campinas: Universidade de Campinas, 2012.
YUGUE, R. T. Contribuição ao estudo dos processos de gerenciamento e da complexidade dos projetos. Dissertação (Mestrado em Administração). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.
Rotineiro pra projeto? Brincadeira
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo