Sobre a fraqueza do glúteo médio, assinale a alternativa co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.
O glúteo médio é um músculo vital para a estabilização do quadril, especialmente durante a fase de apoio da marcha. Ele atua principalmente na abdução do quadril e na estabilização da pelve. A fraqueza desse músculo pode levar a diversas alterações na marcha e na postura.
Alternativa C: Em apoio unipodal, há compensação da fraqueza do glúteo médio com flexão lateral do tronco para o mesmo lado do membro apoiado.
Esta alternativa está correta. Quando há fraqueza do glúteo médio, o corpo compensa essa deficiência inclinando o tronco para o mesmo lado do membro que está apoiado. Isso reduz o momento de força que o músculo precisa gerar para estabilizar a pelve, diminuindo a queda da pelve para o lado contralateral.
Alternativa A: Um indivíduo com fraqueza do glúteo médio apresenta marcha de “Trendelenburg”, apresentando queda da pelve e inclinação do tronco contralateral à fraqueza.
Esta alternativa é incorreta. Na marcha de Trendelenburg, a pelve realmente cai para o lado contralateral ao músculo fraco, mas a inclinação do tronco ocorre para o mesmo lado da fraqueza, e não para o lado contralateral, como mencionado.
Alternativa B: A fraqueza do glúteo médio resulta em uma maior compressão na articulação do quadril ipsilateral, durante o apoio unipodal.
Esta alternativa também está incorreta. A fraqueza do glúteo médio tende a reduzir a compressão na articulação do quadril ipsilateral, pois o músculo não está gerando força suficiente para estabilizar a pelve, ao invés de aumentar essa compressão.
Alternativa D: Devido à fraqueza do glúteo médio, o vetor de força gravitacional executa um movimento de adução do quadril.
Esta alternativa está parcialmente correta, mas incompleta. A fraqueza do glúteo médio resulta sim em uma tendência à adução do quadril pela ação da gravidade, porém, isso não é um movimento ativo executado pelo vetor de força. O movimento adutor é uma consequência da incapacidade do glúteo médio de manter a pelve estabilizada.
Entender a biomecânica e a fisiologia do glúteo médio é essencial para qualquer fisioterapeuta, especialmente no contexto de reabilitação ortopédica e reumatológica. O diagnóstico correto e a intervenção adequada podem prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito oficial (C)
A letra A, porém, está correta. Paciente com fraqueza ou lesão e Glúteo Médio apresentam justamente esse quadro. Marcha de Trendelemburg com queda e inclinação de pelves contralaterais.
Letra A
Deveria ser anulada
Em caso de fraqueza de gluteo medio, a queda da pelve e contralateral, porem a inclinacao do tronco e para o mesmo lado, portanto nao pode ser a letra A, a alternativa certa.
Letra A ta errada!
o tronco nao inclina contralateral. O erro está ai.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo