Em relação ao modelo de Administração Pública Burocrática, a...
I - São princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II - Propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado.
III - Necessita de controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas.
Estão CORRETAS:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - apenas I e III
A Administração Pública Burocrática é um modelo teórico que emergiu como uma reação às práticas patrimonialistas que predominavam no setor público. Este modelo foi influenciado principalmente pelas ideias de Max Weber, que enfatizava a necessidade de um sistema administrativo baseado em regras claras, funções definidas e impessoalidade.
Entendendo as assertivas:
I - São princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
Esta assertiva está correta. A Administração Pública Burocrática valoriza a profissionalização do serviço público, a carreira estruturada com progressão baseada em mérito, a hierarquia funcional bem definida, a impessoalidade nas relações profissionais e o formalismo, com procedimentos e normas a serem seguidos rigidamente.
II - Propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado.
Esta assertiva está incorreta. A orientação para resultados e o aumento da governança são características do modelo de Administração Pública Gerencial, não da burocrática. O modelo gerencial foca mais na eficiência, eficácia e resultados, enquanto a burocracia enfatiza procedimentos e regras.
III - Necessita de controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas.
Esta assertiva está correta. O modelo burocrático exige controles rígidos para garantir a conformidade com as normas e procedimentos estabelecidos. Isto se manifesta claramente na admissão de pessoal, que deve seguir critérios claros e impessoais, e nas compras públicas, que são regidas por procedimentos formais para evitar corrupção e garantir a transparência.
Portanto, com base nessas explicações, a alternativa correta é a alternativa C, que indica que apenas as assertivas I e III estão corretas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).
Orientação para resultados é ADM Gerencial.
Gabarito C
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos teóricos de administração pública. Para responder corretamente, devemos indicar quais itens estão corretos no que afirmam sobre o modelo burocrático.
I - CORRETA. Entre os princípios que orientam o desenvolvimento da burocracia, temos a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II - INCORRETA. O modelo gerencial de Administração Pública propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado.
III - CORRETA. Para a burocracia, é preciso que existam controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas, buscando, dessa forma combater algumas disfunções do modelo anterior, o patrimonialista.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Gabarito: C
I - São princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. (certo)
II - Propõe o desenvolvimento de uma cultura organizacional, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado. Errado
- O foco do modelo burocrático é nos processos.
- Por outro lado, o modelo gerencial tem ênfase nos resultados.
III - Necessita de controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal e nas compras públicas. (certo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo