A resistência, relutância do indivíduo com os contratos ter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624515 Enfermagem
A resistência, relutância do indivíduo com os contratos terapêuticos estabelecidos; transferência, paciente deslocando para o enfermeiro padrões e questões de relacionamentos diferentes anteriores; e contratransferência, enfermeiro deslocando para o paciente padrões de outros relacionamentos, são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde mental.

Os impasses terapêuticos (Letra B) acontecem quando existe uma resistência ou relutância do indivíduo com os contratos terapêuticos estabelecidos (profissionais da equipe); é comum a transferência, em que o paciente desloca para o enfermeiro padrões e questões de relacionamentos diferentes anteriores; e também pode haver a contratransferência, em que o enfermeiro desloca para o paciente padrões de outros relacionamentos.


A) Incorreto. As medidas terapêuticas são as opções de prevenção e tratamentos instituídos para o cuidado com o individuo.

B) Correto.

C) Incorreto. Ruídos na comunicação ocorrem quando existe dificuldade de estabelecer vínculos entre o profissional e paciente, ocorrendo conversas paralelas que demonstram essa dificuldade para outros profissionais.

D) Incorreto. A comunicação não terapêutica é quando existe um dialogo que proporciona a resolução das questões por meio de conversa e que não estão relacionadas ao tratamento em si.

E) Incorreto. A negligência é quando o profissional tem falta de cuidado ou atenção para realizar suas atividades.


Resposta do Professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B, impasses terapêuticos. A questão apresenta três conceitos importantes no processo terapêutico: resistência, transferência e contratransferência. A resistência está relacionada à relutância do paciente em seguir os contratos terapêuticos estabelecidos, o que pode dificultar o progresso do tratamento. Já a transferência e a contratransferência estão relacionadas ao deslocamento de padrões de relacionamentos anteriores, por parte do paciente e do enfermeiro, respectivamente. Quando esses fenômenos surgem, podem criar impasses terapêuticos, que precisam ser trabalhados para que o tratamento prossiga de forma eficaz.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo