Tendo o fragmento de texto acima como referência e considera...
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Os transtornos da motricidade oral e linguagem envolvem comprometimentos que afetam a capacidade de coordenar, controlar e realizar movimentos precisos dos músculos responsáveis pela fala, mastigação e deglutição. Um exemplo clássico é a disartria, um distúrbio motor da fala causado por lesões no sistema nervoso central ou periférico, que afeta a força, coordenação e precisão dos movimentos dos músculos orais, resultando em uma fala arrastada, imprecisa ou de difícil compreensão. A disartria pode ser consequência de várias condições neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson ou traumatismos cranianos. Além da disartria, outros transtornos como apraxia de fala, que afeta a capacidade de planejar e programar os movimentos para a fala, também impactam diretamente a comunicação.
disturbiofalaeimagem8periodo_21_08_2013.pdf (ufmg.br)
Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:
A disartria espástica é um tipo de distúrbio motor da fala que resulta de lesões no sistema nervoso central, especificamente nas vias motoras superiores. Além de uma fala lenta, com articulação imprecisa e voz rouca, as pessoas com disartria espástica frequentemente apresentam tensão muscular aumentada, reflexos exagerados, dificuldade na coordenação e esforço ao falar.