A paralisia cerebral refere-se a um grupo heterogêneo de co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382383 Fonoaudiologia
A paralisia cerebral refere-se a um grupo heterogêneo de condições que envolvem disfunção motora permanente que afeta o tônus muscular, a postura e/ou o movimento. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

A paralisia cerebral é um grupo de condições que afetam a função motora, resultando em tônus muscular, postura e movimento prejudicados. Essas condições podem ter um impacto significativo na fala e na linguagem.

Vamos analisar por que a alternativa C está correta e as demais estão incorretas:

Alternativa A: Incorreta. As categorias fenotípicas de comprometimento motor estão mal definidas. A classificação correta seria espástico (inclui diplegia, hemiplegia e quadriplegia), atetóide (inclui distônico e coreoatetótico) e atáxico. Além disso, o tipo espástico, não o tipo ataxico, é o mais comum e normalmente causa mais comprometimentos de comunicação.

Alternativa B: Incorreta. A coreia e a atetose, de fato, frequentemente ocorrem juntas e envolvem movimentos involuntários. Contudo, a descrição de "movimentos rápidos e regulares" não é precisa, já que a coreia é caracterizada por movimentos rápidos e irregulares, enquanto a atetose envolve movimentos lentos e contorcidos.

Alternativa C: Correta. Essa alternativa está correta ao indicar que distúrbios da fala e da linguagem, incluindo afasia e disartria, ocorrem em uma porcentagem considerável de crianças com paralisia cerebral. A função anormal dos músculos orofaríngeos e a falta de coordenação dos padrões respiratórios realmente contribuem para distúrbios da fala.

Alternativa D: Incorreta. Embora a deficiência auditiva ocorra em crianças com paralisia cerebral, a afirmação de que é menos comum em indivíduos nascidos com muito baixo peso ou com insultos hipóxico-isquêmicos graves está incorreta. Esses fatores, na verdade, aumentam o risco de problemas auditivos.

Alternativa E: Incorreta. A coexistência de deficiência intelectual e auditiva pode, sim, contribuir para deficiências de fala em crianças com paralisia cerebral, o que torna essa afirmativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo