O “processo cosmogênico” a que o autor se refere no sexto p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932774 Português
Texto CG2A1

    A cultura dominante, hoje mundializada, se estrutura ao redor da vontade de poder que se traduz por vontade de dominação da natureza, do outro, dos povos e dos mercados. Os meios de comunicação levam ao paroxismo a magnificação de todo tipo de violência. Nessa cultura, o militar, o banqueiro e o especulador valem mais que o poeta, o filósofo e o santo. Nos processos de socialização formal e informal, ela não cria mediações para uma cultura da paz. Sem detalhar a questão, diríamos que por detrás da violência funcionam poderosas estruturas. A primeira delas é o caos sempre presente no processo cosmogênico. Viemos de uma imensa explosão, o big bang. E a evolução comporta violência em todas as suas fases. Em segundo lugar, somos herdeiros da cultura patriarcal que instaurou a dominação do homem sobre a mulher e criou as instituições do patriarcado assentadas sobre mecanismos de violência como o Estado, as classes, o projeto da tecnociência, os processos de produção como objetivação da natureza e sua sistemática depredação. Em terceiro lugar, essa cultura patriarcal gestou a guerra como forma de resolução dos conflitos. Sobre essa vasta base se formou a cultura do capital, hoje globalizada; sua lógica é a competição, e não a cooperação; por isso, gera guerras econômicas e políticas e, com isso, desigualdades, injustiças e violências. Todas essas forças se articulam estruturalmente para consolidar a cultura da violência que nos desumaniza a todos. A essa cultura da violência há que se opor a cultura da paz. Hoje ela é imperativa. É imperativa, porque as forças de destruição estão ameaçando, por todas as partes, o pacto social mínimo sem o qual regredimos a níveis de barbárie. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? A singularidade do 1% de carga genética que nos separa dos primatas superiores reside no fato de que nós, à distinção deles, somos seres sociais e cooperativos. Ao lado de estruturas de agressividade, temos capacidades de afetividade, compaixão, solidariedade e amorização. O ser humano é o único ser que pode intervir nos processos da natureza e copilotar a marcha da evolução. Ele foi criado criador. Dispõe de recursos de reengenharia da violência mediante processos civilizatórios de contenção e uso de racionalidade. Há muito que filósofos veem no cuidado a essência do ser humano. Tudo precisa de cuidado para continuar a existir. Onde vige cuidado de uns para com os outros desaparece o medo, origem secreta de toda violência, como analisou Freud.

Leonardo Boff. Cultura da paz. Internet: <edisciplinas.usp.br> (com adaptações)
O “processo cosmogênico” a que o autor se refere no sexto período do texto CG2A1 diz respeito à busca de explicar a origem do universo mediante
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é de compreensão de texto e quer saber mediante o que o autor busca explicar o "processo cosmogênico". Vejamos:


Texto: "Sem detalhar a questão, diríamos que por detrás da violência funcionam poderosas estruturas. A primeira delas é o caos sempre presente no processo cosmogênicoViemos de uma imensa explosão, o big bang."


A) um corpo de doutrinas.
ERRADO. Ao citar "processo cosmogênico", o autor não se refere a várias doutrinas.

B) doutrinas religiosas.
ERRADO. Ao citar "processo cosmogênico", o autor não se refere a doutrinas religiosas.

C) valores míticos.
ERRADO. "Mítico" está relacionado a "mito". Ao citar "processo cosmogênico", o autor não se refere a valores míticos.

D) princípios científicos.
CERTO. Cosmologia é o ramo da astronomia que investiga as origens do Universo, as leis gerais de sua estruturação e a sua evolução. O “processo cosmogênico" a que o autor se refere diz respeito à busca de explicar a origem do universo mediante princípios científicos, no caso a teoria do big bang ("Viemos de uma imensa explosão, o big bang"). O big bang é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo.

E) algum fundamento teórico.
ERRADO. "Algum" é um pronome indefinido que tem sentido genérico, impreciso. No entanto, o autor refere-se no texto a um fundamento teórico específico: o big bang. Por isso essa não pode ser a resposta.

Gabarito: Letra D






Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D

É um conjunto de princípio científicos.

Não entendi a letra D !

GAB: D - fiquei muito na dúvida entre a D e E, acabei indo na certa.

(...) sempre presente no processo cosmogênico. Viemos de uma imensa explosão, o big bang.

Fui pesquisar a palavra Cosmologia: A cosmologia estuda o Universo, a sua organização e a sua origem.

LETRA D

PRINCIPIOS CIENTÍFICOS

A primeira delas é o caos sempre presente no processo cosmogênico. Viemos de uma imensa explosão, o big bang. E a evolução comporta violência em todas as suas fases.

BRASIL

Todos os principios cientificos contém um fundamento teórico. Mas, nem todo fundamento teórico possui um principio científico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo