As duas manifestações de frei Caneca demonstram que ele

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699693 Português
As duas manifestações de frei Caneca demonstram que ele
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Passando um ano ou seja, em 1822 (VEREMOS UM GÊNIO BRASILEIRO APRESENTAR PRODÍGIOS)

1923 -Acorda, atenta Pernambuco aos verdadeiros interesses...

Gabarito D - Apoiou o imperador no discurso de 1822, mas depois mudou de opinião, passando a combater o império.

No primeiro parágrafo o autor afirma que o frade pronunciou um discurso de homenagem à Independência e ao imperador.

Já no segundo parágrafo, vemos no próprio discurso do frade a mudança de opinião sobre o Império. Assim como no final do mesmo parágrafo quando é falado ''Seis meses depois, o frade e muitos outros pernambucanos estavam em armas contra o Império.

CURIOSIDADE:

Te Deum é um hino cristão, usado principalmente na liturgia católica, como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e outros eventos solenes de ações de graças. O hino é encontrado também na hinódia ou práticas litúrgicas de outras igrejas cristãs, incluindo o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana, as matinas luteranas e, de modo menos regular, em outras denominações protestantes e evangélicas.

Das duas primeiras palavras do primeiro verso, "Te Deum laudamos" ('A ti louvamos, Deus'), deriva o nome pelo qual o hino ficou conhecido. O nome latino vem sendo usado designar também suas traduções para os diversos vernáculos, mesmo fora do catolicismo. Tradicionalmente, a autoria do hino é atribuída a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho, na ocasião do batismo deste último pelo primeiro na catedral de , no ano 387. Algumas correntes o atribuem a Santo Hilário ou, mais recentemente, ao bispo Nicetas de Remesiana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo